Tutorial
Saiba como evitar o reconhecimento facial no Facebook
Rede social publicou uma nota sobre a ferramente nos últimos dias
Você deve ter visto, nos últimos dias, uma mensagem do Facebook falando sobre o reconhecimento facial. O novo mecanismo identifica o usuário mesmo em fotos não marcadas. Pelo lado positivo, pode-se sugerir marcações em imagens de amigos, auxiliar pessoas cegas a entender quem aparece nas publicações, encontrar fotos perdidas na rede social e também descobrir se há um perfil falso usando suas fotos. Já pelo lado negativo, a mudança não agrada devido às questões de privacidade.
O objetivo da alteração de configuração é fazer com que as pessoas confiem mais no Facebook e não deixem que alguém se passe por você. E você, leitor, qual escolha fará? Para alterar o mecanismo, conheça os passos.
No celular
Para alterar pelo smartphone, acesse os três traços no canto superior direito do aplicativo. Procure a seção "Ajuda e Configurações", escolhendo a opção "Configurações da conta". Nesta aba, aperte em "Configurações de reconhecimento facial". Depois de uma breve explicação da ferramenta, o Facebook questiona se você deseja que a rede social possa reconhecer você em fotos e vídeos. Para responder, é preciso somente selecionar a perguntar e optar por "Sim" ou "Não".
No computador
Para configurar pelo computador, clique na seta para baixo na barra superior, no canto direito. Quando aberta, selecione "Configurações". Na nova aba, clique na opção "Reconhecimento facial", que está na lateral esquerda da tela. Assim como no celular, a rede social explicará a ferramenta. Para mudar sua escolha, aperte em "Editar", no lado direito. Então, escolha "Sim" ou "Não".
Produção: Eduarda Endler