SOLIDARIEDADE
Mãos amigas que ajudam na hora de procurar emprego
Projeto Você é 10 auxilia na mudança do visual de quem está à procura de um emprego.
Com um encaminhamento do Sine nas mãos, a comerciária desempregada Bárbara Aparecida da Silva, 23 anos, caminhava pelo Centro de Viamão na semana passada quando viu a sandália que usava arrebentar no meio da rua. Sem saber o que fazer, entrou num comércio e pediu ajuda para consertar o calçado – o único que ela tinha – até chegar em casa. Era o mesmo que seria usado para ir até a entrevista de emprego.
Na loja, ouviu de uma jovem a seguinte sugestão: "já que está procurando emprego, você gostaria de ganhar uma roupa nova, um novo cabelo e unhas das mãos e dos pés feitas?". Mesmo sem acreditar no convite, Bárbara o aceitou. Naquele momento, ela passava a fazer parte do projeto Você é 10.
Criada no mês passado, a iniciativa de ajudar desempregados envolve os proprietários de uma estética e de um brechó/pet, localizados na área central de Viamão. Por semana, o grupo pretende mudar o visual de duas pessoas que tenham o encaminhamento para entrevista de emprego. Mas, até agora, apenas quatro _ três mulheres e um homem _ foram ajudadas.
– Divulgamos o projeto no Sine da cidade e para entidades que atendem famílias em vulnerabilidade social. O problema é que pessoas têm vergonha de nos procurar. Só estamos querendo ajudar – explica a psicóloga Suzana Braun, 60 anos, idealizadora e coordenadora do projeto.
Sonho realizado
Bárbara ganhou o tratamento especial no sábado passado. Depois de passar a manhã no salão Planeta Hair, onde ganhou uma escova progressiva e novas unhas das mãos e dos pés, a jovem foi ao brechó para escolher uma roupa para o dia da seleção, na próxima quarta-feira. Bárbara concorre a uma vaga de abastecedora num supermercado da Zona Leste de Porto Alegre.
– Eu fiquei tão feliz com o convite que, na hora, não acreditei. Não tenho muita roupa e esta veio na hora mais importante – conta Bárbara.
Morando com uma filha de cinco anos nos fundos da casa de um irmão, no bairro Tarumã, a jovem está sem emprego há nove meses, desde que deixou o cargo de abastecedora num supermercado, onde trabalhou por três anos. Desde então, procura por faxinas na própria cidade e vai pelo menos uma vez por semana ao Sine. Para economizar no transporte, costuma caminhar cerca de 90 minutos - ida e volta - até a agência. Na última vez, a sandália não aguentou.
– Foi quase como um sonho. No momento que mais precisei, surgiu o projeto. Vai me ajudar muito a chegar mais confiante na hora da entrevista – garante Bárbara, que completa:
– Para o cabelo aguentar até quarta, vou dar uma ajeitada nele no dia – completa.
Meta é prestar acompanhamento
Como ainda está o início, o Você é 10 não acompanhou os primeiros atendidos depois da mudança no visual. A partir de Bárbara, a meta é manter um cadastro para saber se o contemplado conseguir voltar ao mercado de trabalho. Outro objetivo do projeto é ampliar os atendimentos. Para isso, porém, busca novos parceiros que tenham interesse em contribuir com roupa, estética e bijuterias, por exemplo.
– Queremos fazer com que estas pessoas se sintam bem. Muitas estão com a autoestima baixa e, por isso, queremos vê-las sorrindo ao receberem o presente. Isso ajuda – acredita Suzana.
Como fazer parte do projeto
– Se você é comerciante é quer contribuir com o projeto Você é 10, contate o whatsapp (51) 99306-3426, com Suzana Braun.
– Para ser um dos atendidos pelo projeto, é preciso ter encaminhamento do Sine de Viamão para entrevista de emprego.