Solidariedade
Estudante faz vaquinha para comprar óculos para funcionária de universidade
Mobilização começou após funcionária da Ulbra Canoas, que tem alto grau de miopia, quebrar óculos acidentalmente
Graças a uma publicação no Facebook, uma faxineira do Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Canoas, pôde voltar a enxergar.
Conforme a estudante de Medicina Veterinária Juliana Dariva, a faxineira Vanessa Benedeto, 38 anos, tem um alto grau de miopia — oito em um olho e nove no outro — e usava óculos de grau. O acessório havia sido presenteado por seus antigos chefes, já que a funcionária não tinha condições de comprar.
Vanessa conhece por nome e cumprimenta todos os alunos no hospital. Na última quarta-feira (2), a estudante e um grupo de amigas estranharam que a faxineira não utilizava seus óculos "fundo de garrafa".
"A Vanessa não pensou que não voltaria a enxergar e sim, ficou preocupada com o seu trabalho. Nos pediu desculpas porque não iria conseguir mais limpar o hospital direito", conta Juliana.
Na postagem, a estudante conta que Vanessa cuidava dos óculos com muito zelo, mas acabou derrubando o estojo e os quebrando. Sensibilizada, Juliana resolveu pedir ajuda pelo Facebook. O post teve mais de 200 compartilhamentos.
Na madrugada deste sábado, Juliana revelou em uma nova publicação que Vanessa conseguiu consultar com uma oftalmologista — a médica se prontificou a atendê-la sem custos. O exame indicou que a faxineira já perdeu 10% da visão, além de ter mantido o alto grau de miopia.
Ao contrário do que Juliana imaginou, vários conhecidos e desconhecidos entraram em contato para ajudar. A armação dos óculos também já está garantida por uma ótica do centro de Porto Alegre. Porém, devido ao alto custo das lentes de 8 e 9 graus de miopia, a arrecadação continua.
Interessado em participar da mobilização? Clique aqui e saiba como.