Papo reto
Manoel Soares manda um recado para os "emboladinhos"
Colunista dá a real para quem acabou no mundo do crime: tudo vai virar fumaça em minutos
Esse papo é para os manos que estão emboladinhos no crime e acham que uma pistola com munição até a boca é poder. O crime não é o creme. A vida bandida tira tudo aquilo que vocês têm de valioso. O sorriso da coroa, a cama quentinha, o beijo da mina que você ama. Tudo isso vai virar fumaça em questão de minutos.
A casa cai quando menos se espera e, depois de alguns meses, aqueles que eram os amigos de fé sequer lembram que você existe. Se não conseguem largar a caminhada por vocês mesmos, tentem ir de madrugada na frente do Presídio Central em dia de visita, olhem como as mães estão e digam a vocês mesmos se é isso que desejam para a única pessoa que sempre lhes apoiou.
Por mais que os "malote" e as baladas sejam sedutoras e pareçam trazer a felicidade, ter uma condenação de 15 anos de prisão e não ser liberado nem para ir no enterro da própria mãe destrói a vida de qualquer um. Raramente conheci bandido que, depois de perder os melhores anos de vida dentro de uma cela, me disse que valeu a pena.
Malandragem de verdade é viver e ser livre, ostentação mesmo é ir e vir sem ter que ficar espiado. Qualquer um entra no crime hoje, mas só quem é de verdade consegue sair dele. Se sua casa não caiu, te liga e descansa o gatilho. O crime te puxou porque você tem talento, então direciona essa parada para o que vai te fazer bem.
Eu sei que agora essas palavras podem parecer papo de quem não tem noção do que é a "vida loka", mas podem ter certeza que cada frase desse texto vai ecoar em sua mente quando estiver na triagem esperando para subir para a galeria. Se esse texto bateu fundo, te peço que passe ele adiante.