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Atraso

Após sete meses de ano letivo, o primeiro dia de aula de português para 60 alunos da Restinga

Professora que atua na Smed foi cedida para dar aulas em duas manhãs por semana na escola

25/10/2018 - 16h38min

Atualizada em: 25/10/2018 - 16h41min


Jeniffer Gularte
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Tadeu Vilani / Agencia RBS
Professora Luciane dá aula para turma do oitavo ano na manhã desta quinta-feira

Os 60 alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, na Restinga, em Porto Alegre, que estavam sem aulas de português desde o início do ano, começaram a ter aulas da disciplina nesta semana. A professora Luciane Dias da Ressurreição, 47 anos, deu início ao atendimento das duas turmas na segunda-feira. Com isso, a falta de professores da disciplina na escola, acompanhada pelo Diário Gaúcho desde o final de agosto, está resolvida. 

Formada em Letras com habilitação em Português pela Faculdade de Ciências e Letras de Osório, Luciane trabalha na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed) fazendo prestações de contas da secretaria para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por dez horas semanais, nas segundas e quintas de manhã, ela está cedida para dar aulas na escola da Restinga. 

– Vou trabalhar muita leitura e interpretação de texto com eles e, antes de começar com a gramática, farei um levantamento do que já foi trabalhado no ano passado para verificar o ponto de partida do conteúdo – planeja. 

Na aula da manhã desta quinta-feira, alunos da turma C21 elaboraram um texto com base em uma entrevista que ela fez com os estudantes.

– Fiz isso para avaliar como está a produção de texto deles. Eles me receberam muito bem porque estavam ansiosos pela aula – afirma a professora, com 29 anos de profissão. 

A produção textual é dos principais desafios da disciplina para o estudante Kleverson Campos Bueno, 14 anos. Como ficou sete meses sem aulas de português, sente dificuldade para escrever.

– Acho que a construção do texto é o mais difícil, passamos o ano inteiro sem professor e agora é difícil fazer um texto e saber pontuação, parágrafo e acentuação. Fica difícil lembrar de cabeça. Mas agora é se esforçar e dar meu melhor – avalia o jovem, que não tem dúvidas de que precisará de ter um bom português para seu futuro profissional. 

Tadeu Vilani / Agencia RBS
Kleverson admite que tem dificuldade na produção de textos

Colega de Kleverson, Laryssa Silveira da Silva, 13 anos, acredita que ir bem na disciplina é importante para qualquer profissão. A adolescente escreve textos de ficção em casa por hobby e nem acreditava mais que teria professor de português este ano:

– Foi uma grande surpresa para nós quando soubemos que a professora viria. Mesmo assim, todo o conteúdo deste ano está muito atrasado, isso me preocupa. 

Tadeu Vilani / Agencia RBS
Laryssa nem acreditava mais que teria professor da disciplina neste ano

Alunos dos 6°, 7º e 8º anos da Escola Vereador Carlos Pessoa de Brum estavam sem professor de português e matemática desde o início do ano. Para 150 alunos, as aulas de matemática e português começaram apenas em 8 de outubro, quando realocações de profissionais dentro da própria escola foram determinadas pela Smed. Outros 60 alunos do 8º ano tiveram a primeira aula de português apenas nesta segunda-feira, já na 32ª semana do ano letivo, iniciado na metade de março. 

A realocação de uma professora que atuava da Smed para a escola foi feita graças a uma determinação do secretário de Educação Adriano Naves de Brito, solicitando 64 professores e quatro monitores lotados em funções administrativas de secretarias de governo deixassem suas funções para ir para a sala de aula. 


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