Imposto veicular
Veja o passo a passo para consultar o valor do IPVA 2019
Nesta sexta-feira (28), termina o prazo para pagamento antecipado com desconto máximo
Os motoristas que desejam aproveitar o desconto máximo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 têm somente até esta sexta-feira (28) para acertar o pagamento. O prazo, neste ano, foi encurtado pelo governo do Estado para tentar fechar o ano com um rombo menor nas contas.
Donos de veículos com e-mail cadastrado na Secretaria da Fazenda (Sefaz) receberam as informações referentes ao imposto, valores com e sem os descontos previstos pela antecipação e pelos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. Mas quem não recebeu nenhum comunicado via correio eletrônico tem outro caminho fáci para a consulta, desde que tenha acesso à internet. Confira o passo a passo:
Consulta pelo computador
– Acesse o site específico sobre o IPVA 2019, procure pelo item Consultas e, abaixo, clique em Consulta Simplificada do IPVA.
– A tela seguinte solicitará a placa do veículo e o número Renavam.
– Após informar esses dados, marque o espaço ao lado da frase "Não sou um robô" e clique em Consultar.
– As informações sobre a dívida do exercício 2019 e anteriores serão apresentadas na tela, tanto IPVA quanto Seguro DPVAT.
Consulta pelo smartphone
– Nas lojas virtuais App Store e Google Play, procure pelo app IPVA RS e baixe para o aparelho.
– Logo após aberto no dispositivo móvel, o app também solicitará placa e número Renavam. As informações sobre valores devidos são apresentadas em seguida.
Atendimento presencial tem mudanças
Neste ano, houve mudança no local de atendimento presencial relacionado ao IPVA em Porto Alegre. Antes realizado na Agência IPVA (Avenida 24 de Outubro, 844), o serviço passou para a Central de Atendimento ao Contribuinte (Prédio da Secretaria da Fazenda – Rua Siqueira Campos, 1.044, Centro), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
No interior, o serviço é realizado nas Delegacias da Receita Estadual. Dúvidas continuam sendo atendidas por meio do Plantão Fiscal Virtual. Verifique também se a questão está respondida em Dúvidas Frequentes.