Lá em Casa
Cris Silva dá dica para aliviar o calor dos bebês neste verão
Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras
Que calor é esse, São Pedro?! Tá certo que verão é isso mesmo, altas temperaturas e pouca chuva. Mas bem que a coisa poderia ser melhor distribuída, né? Um ou dois dias escaldantes, um mais fresquinho para intercalar e nos ajudar a recuperar o fôlego... Quem sabe? Adultos, crianças e idosos agradeceriam. Hoje, a coluna tem a ver com esse calorão!
Dica de uma seguidora
Recebi muitas mensagens de mães perguntando o que eu faço para amenizar o calor do Teteu, meu filho de 11 meses. Minha resposta é bem simples. Não tem muito segredo: água! Para beber, para se molhar e, se for possível, mergulhar.
Procuro dar muitas frutas para ele e também comecei a fazer picolés de vários sabores, tudo natural e sem açúcar.
Esses dias, recebi da Karen Simões, uma seguidora do Instagram, uma sugestão sensacional que tive que trazer aqui para a coluna. O tetolé! Já ouviu falar? É picolé com leite materno. Genial!
Refresco
Pena que eu não consegui oferecer essa delícia a tempo para o Matheus. Ele resolveu parar de mamar aos cinco meses e, em pleno julho, a temperatura era outra. O filho da Karen, Joaquim, também já está grandinho (hoje, tem sete anos), mas ele curtiu muito a ideia quando era bebê. Confere aí uma foto dele, aos seis meses, se deliciando com o tetolé!
O picolé feito com leite materno refresca e também alivia as dores do bebê durante o surgimento dos primeiros dentes. Quando congelado, este alimento tão rico não sofre uma perda muito grande das suas propriedades.
Como fazer
/// Higienização: Antes de retirar o leite, limpe os seios e lave muito bem as suas mãos com água e sabão. Lave bem as bombas de extração e o recipiente onde irá armazenar o leite.
/// Armazenamento: Não utilize os primeiros jatos que saem da mama. Quando o leite da primeira mama acabar, guarde ele imediatamente no recipiente próprio e coloque no fundo da geladeira.
/// Sem açúcar: Não acrescente açúcares ou adoçantes. O leite materno pode ser armazenado no congelador durante 15 dias e na geladeira durante 12 dias.