Papo Reto
Manoel Soares apresenta Graça Machel: "Ela se dedicou a melhorar a vida de outros africanos"
Colunista escreve nas edições de final de semana do Diário Gaúcho
Amigos, essa mulher ao meu lado na foto abaixo parece ser uma daquelas nossas tias que sempre têm uma palavra amiga e nos ajuda quando não sabemos que rumo seguir na vida, né? Na verdade, ela é uma mulher que nasceu em Moçambique, um país da África. Quando pequena, teve que aprender, como muitos de nós, a lidar com as injustiças por conta da cor da pele e de sua origem.
Na adolescência, conseguiu estudar e se tornar professora. Mas não aceitou que pessoas como ela não pudessem ser donas de seu destino e foi para a guerrilha armada pela independência de seu país. Aos 29 anos, virou ministra da Educação e se casou com o presidente de Moçambique, Samora Machel.
Exemplo
Ela fez o país crescer e após a morte do marido se dedicou a melhorar a vida de outros africanos. Conheci esta mulher em 2010, na África do Sul, durante a Copa do Mundo, quando ela era esposa de Nelson Mandela. Sim, essa pessoa ao meu lado é a viúva de Mandela e uma das mulheres mais importantes do mundo.
Falei tudo isso para que saibamos que pessoas parecidas com a gente podem ser grandes. Às vezes, a falta de referência nos deixa sem saber para onde ir, mas pessoas como ela servem para nos mostrar que somos mais que nossas origens. Antes que eu esqueça, amigos, o nome dela é Graça Machel.