Coluna da Maga
Magali Moraes: de coração aberto para os que chegam
Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Como você recebe as pessoas que entram na sua vida? Com uma sincera disposição de fazer novos amigos? Se protege com formalidades, dá um olhar desconfiado ou deixa a indiferença falar primeiro? Já aprendi que muitos antipáticos são apenas tímidos. Uma boa acolhida e um pouquinho de empatia fazem milagres. Mudar de emprego não é só arregaçar as mangas e trabalhar. Tem o convívio com o novo grupo, nomes pra decorar, coisas em comum pra descobrir (o mesmo ódio por salsinha na comida).
Isso também acontece com quem muda de endereço e precisa se adaptar a outro bairro e vizinhança. Ou quem volta a estudar e tem a chance de criar novos vínculos (essa sou eu, e estou tão feliz por isso!). Na família, chegam os agregados: as primas casam, os filhos começam a namorar, os casados descasam e apresentam seus novos pares. Sem falar nos melhores amigos dos filhos e netos, que já são de casa. E os vizinhos maravilhosos, que se tornam parte da nossa família.
Figuração
Ao longo da vida, uma coisa é certa: tem gente que vai chegar e ficar pra sempre. Outros vão ser temporários (que nem figuração em filme). Entram mudos e saem calados. Por outro lado, algumas participações especiais (como nas novelas) serão marcantes e inesquecíveis. É o tipo de pessoa que deixa saudade quando se vai. E tem aquele seleto grupo que continuará sendo protagonista do nosso coração. Amigas de infância, por exemplo. E quem mais estiver disposto a envelhecer com a gente.
Acho que o segredo de tudo é segurar os novatos que importam. E saber valorizar os que seguem firmes ao nosso lado. A semana está recém começando. Vou torcer pra que você conheça alguém muito legal nos próximos dias. Amigo nunca é demais. Pode ser o quietinho aí perto. Dá uma chance, vai. Falando nisso, sabe como atrair novos amigos? Seja o tipo de pessoa que você gostaria de conhecer. Não julgue, não critique. Abra espaço para os que chegam. Tomara que fiquem pra sempre.