Impasse do Imesf
Com fechamento de 20 postos de saúde, prefeitura orienta população a procurar outras unidades
Greve dos trabalhadores acontece até esta sexta-feira (11), quando será realizada nova assembleia
A população afetada pelo fechamento de 20 postos de saúde em Porto Alegre, situação provocada pela greve dos profissionais do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (Imesf), deverá procurar outras unidades para acolhimento, orienta a prefeitura da Capital. São 140 unidades de saúde sob responsabilidade do município e 77 delas são compostas exclusivamente por profissionais do instituto. Em caso de urgência ou emergência, os pacientes poderão se deslocar a algum pronto-atendimento.
A greve ocorre até sexta-feira (11), quando haverá nova assembleia — nela, os servidores decidirão se continuam ou terminam a paralisação. Os funcionários, contratados sob o regime celetista, protestam contra a intenção de fechamento do Imesf, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A prefeitura já informou que vai cumprir a decisão e demitir os contratados.
A Secretaria da Saúde de Porto Alegre informa que está reconvocando os profissionais ao trabalho e que não tem certeza se os 20 postos continuarão fechados nesta quinta e sexta-feira.
Julio Jesien, presidente do Sindisaúde, sindicato que representa os profissionais ligados ao instituto, disse que tenta negociar uma saída com o prefeito Nelson Marchezan, mas que não é recebido. Ele diz que deseja apresentar à prefeitura sugestões para que os funcionários, que atuam no serviço público depois de passarem por concurso, não sejam demitidos. A secretaria afirma que "não recebeu nenhum ofício ou contato do sindicato solicitando reunião".
O sindicato afirma que a greve afeta o atendimento em 50 postos de saúde. Os totalmente fechados estão localizados em bairros mais afastados do Centro.
Lista de postos sem atendimento nesta quarta-feira:
- Unidade de Saúde Batista Flores
- Unidade de Saúde Cruzeiro do Sul
- Unidade de Saúde Esperança Cordeiro
- Unidade de Saúde Jardim da Fapa
- Unidade de Saúde Jenor Jarros
- Unidade de Saúde Mario Quintana
- Unidade de Saúde Mato Sampaio
- Unidade de Saúde Milta Rodrigues
- Unidade de Saúde Nova Gleba
- Unidade de Saúde Passo das Pedras II
- Unidade de Saúde Safira Nova
- Unidade de Saúde Santa Maria
- Unidade de Saúde São Borja
- Unidade de Saúde Tijuca
- Unidade de Saúde Timbaúva
- Unidade de Saúde Vila Brasília
- Unidade de Saúde Vila Gaúcha
- Unidade de Saúde Vila Pinto
- Unidade de Saúde Vila Safira
- Unidade de Saúde Wenceslau Fontoura