Coluna da Maga
Magali Moraes e o Xou da Xuxa para grandinhos
Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Os baixinhos cresceram. E pagaram no mínimo 200 dinheiros pra rever a Xuxa amanhã em Porto Alegre. Quer coisa mais retrô do que um show no ginásio Gigantinho? Ninguém se importa se a acústica é ruim. Ela vai cantar com playback, e tudo bem. Ilari lari ê! Desde que a rainha desça da sua nave como nos velhos tempos e traga de volta a infância de muita gente. As paquitas e paquitos, Praga, Dengue e todos aqueles bichos coloridos que pulavam ao seu lado na TV. Senta lá, Claudia!
Quanto vale matar a saudade de quem a gente era fã na infância? Peraí que foi apenas força de expressão. Nos anos 80 eu já era adolescente, e nos 90 pagava meus boletos. Mesmo assim, a Xuxa é referência fundamental de uma época. Não, eu não vou no show amanhã. Mas respeito quem vai. Aliás, quero deixar registrado o meu respeito pela Xuxa, que segue batalhando por seu espaço na memória dos grandinhos. E pela mulher que ela é, pra segurar tantas críticas e ainda caber naquele figurino estranho.
VHS
A Xuxa do namoro com o Ayrton Senna e o Pelé, do par romântico com Sérgio Mallandro no cinema. Dos discos, da VHS e do DVD. Das manhãs na Globo, da Marlene Mattos, da Sasha, da Monange e do Junno. Sabia que o namorado da Xuxa cantou no seu programa nos anos 80? O destino coloca tudo no seu devido lugar. Xuxa podia até assassinar a gramática. Quantas crianças cresceram trocando o SH pelo X? Como explicar que está errado gramaticalmente? No mundo da Xuxa, podia tudo.
Hoje em dia, Xuxa exibe um cabelo raspadinho e convive bem com suas rugas (apesar do massacre nas redes sociais). Tudo que ela faz ainda vira notícia, e isso é sinal da sua relevância na cultura brasileira. Nostalgia e saudade da infância explicam porque ela segue encantando os grandinhos (os baixinhos atuais, duvido). Vou acompanhar as notícias do show, especialmente as fotos dos fãs. É como diz seu hit: "Lua de cristal, nova de paixão, faz da minha vida cheia de emoção".