Coluna da Maga
Magali Moraes e o que busca a humanidade
Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Qual foi a sua maior busca em 2019? Na vida pessoal, estudos, trabalho, relacionamentos? Estamos em época de retrospectivas, e o Google publicou a sua essa semana. Todo ano, o gigante da internet faz um vídeo mostrando qual foi o tema mais pesquisado mundialmente na sua página. Em 2019, o que mais o pessoal buscou não foi "como ficar rico e famoso" (ufa). Uma pista: eu escrevi uma coluna sobre esse assunto durante o ano. A maior busca no Google em 2019 foi por heróis.
Pode incluir aí os heróis do cinema e quadrinhos. Aqueles que usam capa, voam e têm super poderes. Foram muitos filmes com esses personagens, o que certamente gerou interesse. Mas o que o vídeo do Google mostra (e emociona a cada cena) são os heróis da vida real. Pessoas comuns que, de alguma forma, demonstram bravura e coragem no dia a dia. E assim ajudam alguém a sair de uma situação difícil. São heróis improváveis que apenas ouvem seu coração, tomam a atitude certa, se solidarizam.
Limites
Pense em salvamentos, superação de limites, derrotas que abalam, invenções e homenagens que comovem. Esse vídeo também destaca as mulheres heroínas (acho justo, proteger é tão feminino). É como diz uma voz ao longo das cenas: nós sabemos o que é certo e o que precisa ser feito. E podemos usar a nossa visão pra consertar, curar, conectar. Ser herói na vida real não é uma questão de força. Pode ser só de empatia. Porque viver a vida lutando por algo maior do que nós é uma jornada heroica.
Pausa pra secar a goteira no olho. O vídeo lembra ainda que na história da humanidade o comportamento foi o mesmo. Em momentos de incerteza, as pessoas sempre buscaram por heróis. E convenhamos, o planeta anda levemente incerto. Aquecimento global, crises e crimes, refugiados tentando sobreviver, líderes mundiais meio doidos. Como vencer a batalha? Acreditando que todos nós temos pequenos grandes poderes que transformam. Quer assistir ao vídeo? Acessa google.com/2019.