Lá em Casa
Cris Silva: "Xô, coronavírus!"
Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras
Ele chegou! De hoje até o dia 20 de junho, estaremos no outono e, infelizmente, na estação mais propícia para doenças respiratórias. Segundo dados do Ministério da Saúde, o pico de internações hospitalares causados por doenças respiratórias acontece entre o início de abril e o final de julho.
A tradicional gripe é a mais comum nessa época, mas temos um vírus novo circulando, o coronavírus, e, para ele, ainda não temos vacina. O jeito é prevenção. Seguir as orientações de higienização, evitar aglomerações e manter nossa imunidade lá em cima.
É isso que estamos fazendo lá em casa. Conversei com a nutricionista Cristiane Ferreira, que me deu dicas valiosas de como podemos turbinar nosso corpo para enfrentar qualquer doença de forma mais tranquila.
A chave é uma boa alimentação, ou seja, manter rotina alimentar, um prato colorido e fazer quatro refeições por dia para ter o corpo bem nutrido. Muita higiene nas mãos, nos alimentos e nas embalagens deles, que também podem estar contaminadas. Beba muita água, sempre! Manter uma boa imunidade é manter uma boa hidratação, mesmo no inverno ou com a chegada das temperaturas mais baixas.
– É fundamental manter o consumo de água, porque ajuda muito a limpar as vias respiratórias – conta Cristiane.
Para turbinar o sistema imunológico
Segundo a nutricionista, é recomendado comer de duas a três frutas diferentes por dia. Alguns alimentos são poderosos para imunidade: tomate, goiaba, morango, mamão, cenoura, damasco, laranja, verduras escuras como brócolis, espinafre, couve.
Consumir alimentos com ômega 3, que é um tipo de gordura saudável (muitas pessoas tomam em cápsulas) existente nas castanhas, na linhaça e nas nozes.
O poder do gengibre
Essa raiz age como um poderoso antioxidante no organismo, ajudando a prevenir doenças como gripe e resfriado. Além disso, o gengibre possui ação anti-inflamatória. Segundo a nutri, ele pode ser utilizado em água ou como tempero.
Na água, basta colocar lascas e ir tomando durante o dia, ou ainda em chás. Mas, ATENÇÃO: gestantes que estão no primeiro trimestre e hipertensos devem evitar. E o excesso também pode causar azia. Portanto, bom senso sempre.
Peróla
- Mamãe, a caneta cabeu.
- Se fala "coube", filho.
- Mamãe, a coube cabeu.
Luis, três anos