Oportunidades
IBGE abre concurso com quase 13 mil vagas temporárias para o Censo 2020 no RS
Inscrições podem ser feitas a partir das 10h desta quinta-feira, pela internet
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 12.899 vagas temporárias no Rio Grande do Sul para o Censo Demográfico 2020. No Brasil, são mais de 208 mil vagas, conforme editais publicados nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU).
Conforme o IBGE, as vagas são para atividades que contribuem na operação do levantamento demográfico. O maior número, 11.155 no Estado, é para recenseador, funcionário que aplica os questionários nos domicílios. Há vagas para esse cargo em todos os 497 municípios gaúchos. Há também 1.366 vagas para agente censitário supervisor e outras 378 para agente censitário municipal.
Para as vagas de recenseador, o pré-requisito para inscrição é ter Ensino Fundamental completo. A remuneração é variável e será calculada por produção, em cada setor censitário. A previsão de duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado.
Já para agente censitário municipal e agente censitário supervisor, é necessário o Ensino Médio completo. Os salários são de R$ 2.1 mil (censitário municipal) e R$ 1,7 mil (agente censitário supervisor). A previsão de duração do contrato é de até cinco meses, também podendo ser prorrogado.
Interessados nas oportunidades já podem se inscrever neste site da Cebraspe. As inscrições vão até 24 de março, somente pela internet.
Censo 2020
Previsto para ser aplicado entre agosto e outubro nos cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros, o Censo Demográfico tem o desafio de retratar o Brasil na última década e dar perspectivas aos próximos dez anos. O questionário básico terá 25 questões, nove a menos do que em 2010. Já o da amostra, aplicado em 10% dos lares, terá 26 perguntas a menos do que no último levantamento, totalizando 76 questões.
Os temas abordados no Censo 2020 serão características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade.