Coluna da Maga
Magali Moraes e a alma de empreendedor
Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Sabe, eu realmente admiro quem abre um negócio e aposta todas as suas fichas na realização desse sonho. Não é fácil ser empreendedor, ainda mais em um país economicamente instável como o nosso. Enquanto os grandes empresários possuem mais recursos e experiência, para os pequenos é tudo ou nada. Tem que dar certo, simples assim. Se falta dinheiro, sobra coragem. Arregaça as mangas e vai. Se pensar muito, a ideia nem sai do papel. Quem tem alma de empreendedor vai lá e faz.
Já contei aqui que eu sempre reparo nas placas de "vende-se" e "aluga-se" nas fachadas de pontos comerciais. Me dá uma tristeza ver um sonho interrompido. Tenho vontade de perguntar o que aconteceu e ouvir aquela história. Que não deu certo, está na cara. Mas e todos os obstáculos que esse empreendedor superou até chegar ao momento de encerrar? Montar um negócio é expectativa, frio na barriga, esperança. Desmontar é reconhecer que não dá mais, é querer virar a página, talvez sentir alívio.
Guerreiros
Imagina começar um novo negócio em plena pandemia! Com essa incerteza toda? Tenho visto perto de casa pequenos guerreiros fazendo exatamente isso. Por que justo agora? E por que não? Já dizia um publicitário famoso: na crise, tem gente que chora e tem os que vendem lencinho. A coluna de hoje é uma sincera homenagem a quem tem alma de empreendedor. Quem (apesar do coronavírus assustando a todos) compra mercadorias, inventa um nome, instala a placa, inaugura, oferece serviços.
Pra quem sai de cena, fica aqui o meu abraço. Cada um sabe de si e certamente tem os seus motivos. Eu gosto de pensar que é uma mudança pra melhor. De bairro, de cidade, de vida. Pra cuidar da saúde. Pra dar um passo maior ou até um passo atrás e ganhar fôlego. Novas oportunidades sempre procuram os empreendedores. Paulo Alberto Battisti, tomara que tudo esteja bem. Queria muito ter me despedido de vocês. Obrigada por cada bom dia ao comprar o DG cedinho. Boa sorte e sucesso!