Combate à pandemia
Tendas sanitárias com ações preventivas à covid-19 começam a funcionar em Porto Alegre
Onze pontos oferecem verificação de temperatura e informações de atendimento de saúde
Começaram a funcionar na manhã desta segunda-feira (17) as 11 tendas sanitárias com orientações sobre a prevenção à covid-19 em Porto Alegre. As estruturas estão montadas em pontos de grande circulação de pessoas e funcionam das 8h30min às 18h.
São oferecidos serviços como verificação de temperatura, álcool gel e informações sobre atendimentos de saúde. Por volta das 10h, os pedestres que passavam pelo Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, eram abordados pelos profissionais de saúde da prefeitura e do Exército.
— Achei que fosse a realização de testes rápidos, mas a prevenção sempre é o melhor. Minha temperatura deu 36,4ºC e, até onde sei, não tive contato com ninguém que teve a covid-19 — disse a dona de casa Maria Regina Siqueira Lopes.
Leia mais
Conheça o trabalho dos funcionários de higienização dos hospitais e sua importância
Capital ganha novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus
O agente de combate às endemias Israel Silva conta que muitas pessoas utilizam a máscara de maneira errada. Além disso, reforça a necessidade de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel. Os agentes também orientam a população a procurar as unidades de saúde mais próximas de casa antes de buscar atendimento em hospitais.
— A proteção jamais será efetiva se a utilização da máscara não for correta. Sabemos que é um item difícil de usar, mas ela não pode virar apenas um adereço no pescoço, por exemplo.
Em outro ponto da Capital, no terminal de ônibus do Viaduto São Jorge, militares do Exército abordam quem está nas paradas aguardando os coletivos. A técnica de enfermagem Cíntia dos Santos Bandeira é funcionária de um hospital de Porto Alegre e teve teste positivo para coronavírus no final do mês julho.
— Estava assintomático e fiquei duas semanas afastada do trabalho. É fundamental esse tipo de ação para reforçar a necessidade do uso da máscara e conscientizar quem anda de ônibus.
Cerca de 500 militares do Comando Militar do Sul, 22 policiais militares e 88 servidores da prefeitura estarão nas ações diárias pelas próximas duas semanas. Em pontos onde não houver tendas, equipes de saúde farão blitze informativas.
Saiba a localização das tendas e blitze sanitárias
De segunda a sexta-feira
- Esquina da Avenida Cavalhada com a Otto Niemayer
- Viaduto São Jorge
- Largo Glênio Peres
- Praça Dom Feliciano
- Praça da Alfândega
- Terminal Triângulo
- Viaduto Obirici
- Esplanada da Restinga
- Terminal Triângulo
- Lomba do Pinheiro
- Esquina da Avenida Ipiranga com Silva Só
Nos fins de semana
- Praça México
- Parque da Redação
- Orla do Guaíba
- Parque Marinha do Brasil
- Orla de Ipanema
- Praça Júlio Mesquita
- Praça Malcon
- Parque Mascarenhas de Moraes