Papo Reto
Manoel Soares: "O machismo criminoso precisa ser combatido todos os dias"
Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados
Só para entendermos, quando uma pessoa tem intenção de cometer um crime, é crime doloso. Quando a pessoa não tem intenção, é crime culposo. A partir desse entendimento, quero dizer aos amigos homens que estão lendo: nós temos que mudar nossa forma de agir, principalmente com as mulheres.
Sei que alguns não curtem, depois de velho, ter de mudar as formas de agir. É tão absurdo que um homem que teve relações sexuais com uma menina desacordada tenha convencido juiz e promotores que ele estuprou sem intenção. Entendem o nível desse absurdo? Mais maluco ainda é saber que muitos homens concordam que, se uma mulher tiver meio desacordada de der mole o cara tem que “pegar” mesmo.
Imbecilidade
Gente, não tem como existir estupro culposo, ninguém entra dentro da outra pessoa sem o consentimento dela e diz que foi sem querer. Essa lógica de termos o direito de ser predadores sexuais é uma imbecilidade sem limite. O machismo criminoso que habita em nosso coração precisa ser combatido todos os dias. Quando um absurdo desses acontecer, temos que ter vergonha de ser homens.