Restrições à beira-mar
Pode ir à praia? Tem que usar máscara? Confira regras dos municípios do Litoral Norte para frear o coronavírus
Cidades seguem normas estabelecidas em decretos das prefeituras e do governo do Estado
Aline Custódio
Enviar E-mailCom a rotina alterada ao longo deste ano por conta da pandemia de coronavírus, os principais municípios do Litoral Norte mantêm regras sanitárias próprias, estabelecidas em decretos municipais, e também conforme normas estaduais. GZH ouviu oito municípios nesta terça-feira (10). Confira as regras válidas em cada um deles com relação à beira de praia, ao uso de máscara, à circulação em lojas, restaurantes, hotéis e pousadas.
- Banhista pode ficar na beira da praia, mas deve usar máscara e só retirá-la para entrar no mar, mantendo o distanciamento.
- É obrigatório o uso de máscara nas ruas e no comércio da cidade.
- Restrições de horário no comércio só no período noturno. Bares e restaurantes podem atender até as 2h.
- Nos restaurantes, a ocupação deve ser de 50%, e para o bufê valem as regras sanitárias do decreto estadual conforme a cor da bandeira do distanciamento controlado, definida a cada semana.
- Nos hotéis e nas pousadas valem as regras sanitárias do decreto estadual conforme a cor da bandeira da semana. Nesta, que é a laranja, a ocupação é de 60%.
- Banhista tem liberação para ficar na beira da praia, sem aglomeração. Deve usar máscara e manter o distanciamento. Não é permitido fazer roda de música e outros tipos de aglomeração.
- Não é recomendada a entrada no mar por que ainda não há a presença de guarda-vidas.
- É obrigatório o uso de máscara nas ruas e no comércio da cidade.
- O comércio atende até as 19h, mas com restrições de espaço. Mercado, até as 21h.
- Nos restaurantes, a exigência é de distanciamento entre as mesas. Bufês estão funcionando. Com relação à ocupação, valem as regras sanitárias do decreto estadual conforme a cor da bandeira da semana.
- Nos hotéis e nas pousadas valem as regras sanitárias definidas pelo Estado.
- Banhista tem liberação para ficar na beira da praia, sem aglomeração. Deve usar máscara e manter o distanciamento.
- É obrigatório o uso de máscara nas ruas e no comércio da cidade.
- Conforme decreto municipal, farmácias, drogarias, mercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras, distribuidoras e centros de distribuição de alimentos podem funcionar das 7h às 22h30min. Já as padarias e lojas de conveniência podem funcionar das 7h às 19h.
- Os restaurantes estão liberados para o autosserviço, com 50% da ocupação. O município segue as regras do modelo de distanciamento proposto pelo Estado.
- Nos hotéis e nas pousadas valem as regras sanitárias definidas pelo Estado, de acordo com a bandeira da semana.
- Banhista está liberado para ficar na beira da praia, desde que se observe o distanciamento mínimo de dois metros entre os grupos na orla e use máscara.
- Os decretos estadual e municipal estabelecem a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção nos locais abertos ao público.
- O comércio está aberto, mas com várias medidas sanitárias estabelecidas. O funcionamento segue o horário comercial.
- Os restaurantes estão em funcionamento, com 50% da capacidade de lotação, estando liberado o serviço de bufê, com as restrições e medidas sanitárias legais.
- Os hotéis e as pousadas estão de acordo com o limite de ocupação previsto no decreto estadual para a respectiva bandeira semanal.
- Banhista pode ficar na beira da praia, sem aglomeração. Deve usar máscara e só retirá-la ao entrar no mar, mantendo o distanciamento.
- É obrigatório o uso de máscara nas ruas e no comércio da cidade.
- Todos os comércios que praticam atividades autorizadas via decreto estadual estão abertos sem restrição de horário.
- Conforme o regramento estadual, é permitido consumir alimentos em restaurantes, inclusive bufês, seguindo protocolos específicos. A ocupação do ambiente é de até 50% da capacidade.
- Hotéis e pousadas podem funcionar com até 60% de seu teto de ocupação.
- Banhista pode ficar na beira da praia, sem aglomeração. Deve usar máscara e só retirá-la ao entrar no mar, mantendo o distanciamento.
- É obrigatório o uso de máscara nas ruas e no comércio da cidade.
- Nas lojas, o atendimento ocorre em horário comercial, mas há restrição de 50% dos colaboradores no comércio e 50% na capacidade.
- Os restaurantes que têm bufê estão liberados, mas precisam fornecer luvas descartáveis, protetores salivares e o uso de máscara é obrigatório.
- Os hotéis e as pousadas estão operando com 60% da capacidade.
- Banhista é liberado para ficar na beira da praia, sem aglomeração. Deve usar máscara e manter o distanciamento.
- É obrigatório o uso de máscara nas ruas e no comércio da cidade.
- Lojas estão abrindo sem restrições de horário.
- Restaurantes devem respeitar a capacidade máxima de 50%.
- Bufês só devem funcionar se os responsáveis pelo restaurante servirem os clientes.
- Hotéis e pousadas só devem funcionar com 50% da ocupação total.
- Por enquanto, seguem definições do Estado. Em 17 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde se reunirá com a área jurídica e setores de fiscalização para definir as regras para o verão.