Na estrada
"Não tem hora para abençoar", diz padre que benze viajantes à beira da RS-040, em Viamão
Padre atrai a atenção de motoristas e passageiros que se dirigem ao Litoral Norte
Na beira da estrada, um senhor de 69 anos, com batina e uma estola, chama a atenção de quem passa pela RS-040, em Viamão. As vestimentas são percebidas de longe pelos motoristas, que passam e abanam. É o padre João Moraes abençoando os condutores à beira da rodovia.
— Não tem hora para abençoar.
Pároco da igreja São João Maria Vianney, no bairro Santo Onofre, o padre João vai todas as terças-feiras para a beira da estrada. Antes da pandemia, reunia moradores na praça para rezar o terço. Com a covid-19, para sozinho em frente à estrada e abençoa os motoristas.
E quem passa pelo local retribui ao padre. A reportagem de GZH encontrou o pároco na tarde desta quarta-feira (30). Enquanto o repórter fazia perguntas, eram incessantes as buzinas, abanos e sinais de luz de motoristas passando pelo local em direção ao Litoral Norte.
— Faço isso porque o Papa pediu há bastante tempo. Mas não tenho hora. O movimento está grande, então vou ficar por aqui abençoando os motoristas — disse diante do grande movimento em direção ao Litoral Norte na véspera das festividades de Ano-Novo.
Aos condutores, o padre deseja calma e tranquilidade na viagem:
— Que as pessoas que passem por aqui viajem com cuidado pela estrada, que cheguem bem ao seu destino.
Moradora do bairro Santo Onofre, Zelinda Gonçalves, 72 anos, diz que a ação do padre é positiva:
— Todas as terças-feiras, a gente vinha rezar o terço. É bom para os motoristas, já saem daqui abençoados.