Feriadão na praia
Sexta-feira de Natal tem movimento tranquilo em Tramandaí
Movimento na areia começou a aumentar ao meio dia
Enquanto as rodovias que ligam a Região Metropolitana ao Litoral Norte tiveram fluxo intenso na manhã desta sexta-feira (25), as areias das praias tiveram movimento bastante tranquilo. Em Tramandaí, a ocupação da orla era baixa por volta das 10h, mas começou a aumentar ao meio-dia.
O movimento abaixo do habitual foi percebido principalmente pelos vendedores ambulantes. Para Lucinalva Araújo, mineira que mora e trabalha há anos no município, é difícil não comparar a temporada com as anteriores.
— Ainda está fraco. Nesta época, sempre está lotado. Mas espero um bom verão — diz.
Com menos gente na praia, foi mais fácil cumprir a regra que determina o distanciamento entre pessoas. O uso de máscaras, no entanto, foi adotado por poucos. Enrolada em uma canga, a professora aposentada Marlise Kochenborger, de Candelária, não abriu mão do acessório de proteção individual. Mesmo no ambiente aberto, manteve-se de máscara.
— Tive um problema de saúde há um tempo e fiquei com a imunidade baixa. E tenho 60 anos. Tem que ter cuidado — explica.
A Brigada Militar circula pela orla do município para ajudar na fiscalização de aglomerações. Até o momento, informou, não houve registro de ocorrências do tipo.
Sol e nordestão
Pelas areias de Tramandaí e Imbé, além do movimento fraco de veranistas, quem chamou a atenção foi o tradicional nordestão, que obrigou muita gente a manter os guarda-sóis fechados. O vento forte amenizava os 24ºC de sol a pino.
Sentadas na beira da água, Gisele Lisboa e Carolina Barbosa não se importavam com o vento. A dupla de Gravataí alugou uma casa para passar o Natal com a família depois de um longo período sem visitar o litoral. A estadia deve se estender até domingo (27), quando retornam para a Região Metropolitana.