Calorão
Com temperatura de 32ºC e sol forte, pintores improvisam guarda-sol em andaime de obra de prédio de Porto Alegre
Além do filtro solar e equipamentos de proteção individual, dupla pendurou um guarda-sol para se abrigar durante o trabalho
Os termômetros de rua registravam 32ºC no começo da tarde desta quinta-feira (7) em Porto Alegre. Para quem trabalha em um ambiente climatizado, as altas temperaturas não são um problema. Mas muitos profissionais sofrem com a exposição solar e o calor da Capital. Pendurados em um andaime móvel no 11° andar de um prédio no bairro Menino Deus, dois pintores improvisaram um guarda-sol de cor verde neon para se proteger do sol.
— A gente usa o protetor solar que a empresa nos dá, mais a máscara e todos os EPIs (equipamentos de proteção individuais). Tudo isso ajuda a ficar ainda mais quente. Para nós não torrar no sol colocamos o guarda-sol para se poupar um pouco do calorão — contou João Luiz Fernandes da Silva, 53 anos.
Acompanhado do colega Marcelo Lima Negreiro, 37 anos, e mais uma equipe de profissionais, os dois estão trabalhando na recuperação e pintura da fachada de um prédio na Avenida Erico Verissimo. A obra atrasou devido à pandemia e a temporada de altas temperaturas está desafiando os funcionários.
— O protetor (solar) é importante, mas o guarda-sol ajuda a proteger mais. Ele não atrapalha em nada no andamento do serviço — comentou Negreiro.
A médica dermatologista Lyane Minuzzi elogiou a atitude da dupla. Além disso, reforçou a recomendação quanto ao uso do protetor solar e de roupas com tecidos que protegem contra os raios ultravioleta:
— Quanto mais proteção, melhor. Nessa época onde a radiação está cada vez mais elevada é importante abusar na proteção.
A médica recomenda ainda duplicar o consumo de água durante dias quentes, como nesta quinta-feira:
— Se eles lembrarem de se hidratar bastante será melhor ainda — finalizou.
A dermatologista Juliana Fonte também reforçou a recomendação do consumo de água para hidratação do corpo durante dias quentes. Ela conta que ouviu a entrevista dos funcionários durante o Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, e ficou contente em saber da preocupação dos dois com os cuidados na exposição ao sol:
— Adaptar um guarda-sol nessa situação de trabalho é louvável. Temos uma barreira física que além de proteger do sol ajuda a diminuir o calor. Um chapéu ou boné também pode auxilie nesses casos.