Ano letivo
Definição sobre calendário das escolas municipais de Porto Alegre é adiada
Ficou para essa terça-feira (5) a decisão sobre datas e formato das aulas na rede pública da capital
Ficou para esta terça-feira (5) a definição sobre o calendário escolar da rede municipal de ensino de Porto Alegre, que mesclará o ano letivo de 2020, ainda não encerrado, e de 2021. Mais cedo, em entrevista a GZH, a secretária de Educação, Janaina Audino, chegou a dizer que a decisão sairia nesta segunda, mas não foi possível estabelecer a tempo as datas e o formato das aulas.
Janaina se reuniu com diretores de escolas e ouviu relatos e sugestões dos educadores sobre como cumprir as 800 horas/aula exigidas, já que houve interrupção ao ano letivo em razão da pandemia.
Cerca de cem representantes de escolas de educação infantil e ensino fundamental, incluindo as especiais e exclusivas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram do encontro que foi virtual.
O prefeito Sebastião Melo apareceu na reunião, sustentando ser “muito importante a retomada das aulas presenciais nas escolas para a educação e a segurança das nossas crianças”.
— Discutimos a validação das atividades já realizadas para a conclusão do ano letivo e a questão da obrigatoriedade de realização de 400 horas presenciais — disse Janaína.
Diretores falaram sobre as dificuldades que estão enfrentando em razão do fim do contrato da empresa terceirizada responsável pelos serviços de limpeza e cozinha nas escolas, e a necessidade de levar em conta as particularidades de cada instituição.
A decisão sobre como será o formato das aulas (hibrido ou presencial) e as datas deverá ser anunciada após nova reunião com diretores de escolas que não puderam participar nesta segunda-feira.