Mais testes
Prefeitura de Porto Alegre prevê ampliação da testagem de covid-19 por meio de drive-thru
A operação conta com a parceria da UFCSPA
Porto Alegre deve contar com um novo local de coleta de exame para covid-19 a partir da próxima semana. Em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o ponto funcionará no sistema drive-thru.
A iniciativa surgiu no começo desta semana, em uma reunião entre representantes da prefeitura e da universidade. Na ocasião, a instituição de ensino ofereceu auxílio à administração pública.
— Temos voluntários e espaço. Esse é o momento para todo mundo se ajudar, se unir. Na conversa com a Vigilância em Saúde, sentimos a necessidade de ter novos locais para testagem e ter, também, uma forma para que essas pessoas não transitem tanto pela cidade — justifica Alessandra Dahmer, pró-reitora de Planejamento da UFCSPA.
A operação, espera Fernando Ritter, coordenador da Vigilância em Saúde da Capital, deve começar na próxima terça-feira (9), no entanto, ainda depende de ajustes.
— Estamos nos esforçando para iniciar na terça — enfatiza.
O acordo prevê o fornecimento de insumos para o RT-PCR pela prefeitura e da cessão do espaço físico e de voluntários da UFCSPA para a coleta. A expectativa é de realizar 150 exames por dia, no entanto, se houver necessidade, esse número pode aumentar.
Para isso, será usada uma parte da instituição, na Rua Sarmento Leite, com capacidade para o estacionamento de três carros, cujos indivíduos terão a coleta feita simultaneamente. Ao todo, cerca de 50 voluntários, entre alunos dos 16 cursos da universidade e professores, vão atuar na ação.
Como vai funcionar?
Só serão testadas aquelas pessoas que tiverem uma requisição do exame. Portanto, é preciso que o indivíduo com sintomas ou que teve contato com alguém que testou positivo se dirija a uma Unidade Básica de Saúde para avaliar a necessidade do teste. Caso receba o documento, poderá realizar o PCR no drive-thru que, quando entrar em funcionamento, vai operar de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Prefeitura, UFCSPA e Santa Casa também trabalham em um outro projeto de teleatendimento, que pode agilizar o fornecimento das requisições, sem a necessidade de sair de casa.