O grande dia
Ainda vai ser vacinado? Veja estas dicas antes de sair de casa
GZH reuniu série de recomendações que vão desde horário que costuma ter menos fila até possibilidade de fazer selfie


Há quem pule cedo da cama para ser um dos primeiros da fila e quem coloque a melhor roupa para o dia da vacinação contra o coronavírus. Todos, independentemente do ânimo, encaram questões que vão desde a documentação necessária para receber as doses até dúvidas mais triviais, como a possibilidade de fazer foto do momento da picadinha no braço.
Repórteres que cobrem diariamente a vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre trazem dicas que podem ajudar a se preparar para a vacinação e escolher entre um posto de saúde ou um ponto de drive-thru. Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, a enfermeira Taís Anelo também contribui com orientações. Veja abaixo as dicas.
No posto de saúde
Se tiver fila, fico ali, procuro outro posto ou volto outro dia?
SMS — A dose daquela faixa etária que estiver indo se vacinar está garantida. Se a fila estiver muito grande, a pessoa pode ir em outro dia. Em dias de troca de faixa, a movimentação é maior.
GZH — Vale a pena ficar. Respeitando as regras de distanciamento, o atendimento nos postos sempre é muito rápido.

Tem posto mais movimentado e posto menos movimentado?
GZH — Sim, Modelo e Santa Marta, mais centrais, têm filas maiores. Santa Cecília e IAPI também registram grande procura. As unidades dos bairros têm menos movimento.
SMS — Geralmente, os mais centrais, como o Modelo, são os mais movimentados. Os mais periféricos são os de menos movimento.
Tem melhor hora para ir a um posto?
GZH — O horário do almoço e depois das 15h costumam ser tranquilos, mas tudo depende de como está o dia. O tempo influencia muita no movimento. Se puder, evite a manhã.
SMS — É relativo, mas se nota movimento maior pela manhã.
Tenho que levar cadeira?
GZH — Muitas unidades têm cadeiras e tendas do Exército que servem como abrigo na espera para receber a vacina. Mas como a fila pode demorar, se a pessoa tiver problemas de passar muito tempo de pé, é bom levar.
SMS — Não tem problema levar, até porque algumas pessoas têm dificuldades de locomoção. Tem bancos e cadeiras para um número reduzido de pessoas.
É recomendável levar água e lanche?
SMS — Depende de quanto tempo vai demorar. Claro que a gente precisa considerar que os idosos são mais frágeis... Mas tem vezes que a vacinação é tão rápida que a pessoa chega e já é atendida.
GZH — É recomendável, pois pode demorar.
Corro o risco de faltar vacina na minha vez? Se isso ocorrer, o que faço?
GZH — Corre, mas é raríssimo. Um dos repórteres viu isso acontecer em um posto uma vez, mas no mesmo dia a vacinação foi regularizada.
SMS — Se a pessoa se enquadrar na faixa etária garantida no anúncio da prefeitura, ela vai receber. O que acontece é que, pelo movimento, o posto não tem como atender todos dentro daquele horário de funcionamento. Não vai faltar vacina, o que pode acontecer é encerrar o horário de funcionamento.
No drive-thru
Drive-thru tem menos risco de contágio que posto de vacinação?
SMS — Sim. Tem menos contato com outras pessoas, o que diminui o risco de contaminação.
Queria me vacinar em drive-thru, mas não tenho carro. Posso ir de aplicativo ou de táxi?
SMS — Pode.
Posso me vacinar de moto ou de bicicleta no drive-thru?
SMS — Não, somente carro.
Pode ter mais de uma pessoa dentro do carro para ser vacinado no drive-thru? Tem um limite de pessoas?
SMS — É aconselhado o distanciamento mínimo dentro do carro, mas não tem limite. A gente pede que não se aglomere. Cinco pessoas dentro de um carro é demais.
Tem drive-thru mais ou menos movimentado?
GZH — Tem. O do estacionamento do Big da Sertório costuma ser o mais movimentado.
SMS — Por experiência do último fim de semana, foi o Beira-Rio e o do Big da Sertório. PUCRS recebeu menor movimento nos últimos dias.
Tem melhor horário para ir a um drive-thru?
GZH — Durante a tarde, a partir das 14h, 15h.
No posto ou no drive-thru

Posso fazer uma selfie ou fotografar o familiar que está sendo vacinado?
GZH — Pode. Os profissionais são muito receptivos e até participam das fotos.
SMS — Pode, sim, tanto nos postos de saúde quanto nos pontos de drive-thru. Mas precisa tomar cuidado para ver se o profissional de saúde quer aparecer. É uma questão de direito de imagem. Mas foto focando na aplicação da dose, pode fazer.
Na segunda dose também preciso levar carteira de identidade e comprovante de residência?
SMS — Sim. Leve a mesma documentação, além da caderneta de vacinação.
A pessoa pode escolher a vacina (Oxford /Astrazenca ou CoronaVac)?
SMS — Não, tem que ser a vacina disponível no momento.
O profissional que vacina precisa mostrar a seringa com a dose dentro?
SMS — Sim. Deve mostrar a seringa com a dose e, depois da aplicação, a seringa vazia. É uma orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
O que fazer se o profissional não mostrar a seringa com a dose?
SMS — O vacinado pode pedir para ver.