PAPO RETO
Manoel Soares questiona: "Qual dos leões você escolhe?"
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados.
Em uma região africana chamada Guguleto, um sábio sentado em frente a um pé de baobá ouviu de um guerreiro a seguinte pergunta:
– Tenho dois leões dentro de mim brigando arduamente. Um bom e um mau. A briga deles me tira o sono, pois sei que, se o bom ganhar, meu coração ficará bom. Se o mau ganhar, meu coração ficará mau. Qual deles vencerá, mestre?
O sábio, com uma das mãos em seu cajado, acaricia as rugas de sua bochecha, levanta os olhos e, ao ver a angústia do guerreiro, diz:
– Vai ganhar aquele que você mais alimentar.
Assim como esse guerreiro, os momentos difíceis que aparecem em nossa vida muitas vezes tiram a nossa paciência e levam nossa mente para lugares que não nos orgulhamos. Pessoas com espíritos opacos confundem o nosso senso de justiça, fazendo com que acreditemos que aquilo que é certo ficaria mais bonito com a tinta da vingança. Ao cedermos a essa tentação, estamos alimentando o leão do mal que habita em cada um de nós.
Exercitar a nobreza na hora da raiva deve ser um exercício diário. Por maior que seja a contrariedade, não podemos permitir que ela leve o que temos de melhor. Toda vez que você sentir vontade de dar vazão à sua tristeza colocando quem lhe machuca debaixo dos seus pés, lembre desse sábio africano. E, antes que o guerreiro fosse embora, o sábio disse em seu ouvido:
– Quando o leão mau cresce, ele devora inclusive o seu dono.