Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e as pessoas que falam rápido

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

04/06/2021 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Alguém aí se identifica? Perdi a conta de quantas vezes me disseram que eu falo rápido demais. Às vezes é apenas uma observação. Geralmente comentam isso num tom de crítica. Tudo bem, já me acostumei. Mas agora esse problema acabou. Até quem fala devagar, quase parando, vai voar nas frases. A última atualização do WhatsApp trouxe a novidade: é possível ouvir mensagens de áudio nas velocidades 1x, 1,5x e 2x. Somos todos afobados e acelerados, atropelando vogais e consoantes.

Não importa o jeito que você fale ao gravar suas mensagens, alguém vai te ouvir acelerado. E achar graça. Nada contra, estamos precisando rir pra relaxar. Se você falar respirando tranquilamente entre uma frase e outra, vai ficar mais divertido ainda. Brasileiro adora zoeira, e aposto que os áudios acelerados do Zap vão pegar. Por que inventaram isso? Em alguma pesquisa de satisfação do consumidor, devem ter reclamado que demora muito pra ouvir os longos áudios enviados. Pronto! Taí a ideia.

Leia outras colunas da Maga

Gigantes

É verdade que ninguém tem tempo sobrando pra ouvir mensagens gigantes de áudios, especialmente as de trabalho. Essa funcionalidade deve ter nascido com a melhor das intenções. Cá entre nós, facilitaria mais a vida se as pessoas enviassem menos áudios, não importa o tamanho. Não dá pra escrever duas frases pá-pum? A pessoa lê (e responde) quando puder. Passa os olhos por cima pra saber do que se trata. Se tiver com pressa, responde com emojis, manda uma figurinha e fim de papo.

Já as mensagens de áudio mexem com a nossa curiosidade, querem atenção total. E o que acontece? Acabamos respondendo com outro áudio porque é mais prático. E mais engraçado. Aperte na setinha pra ouvir, que ao lado aparece o botão de acelerar. Coitadas das mensagens tristes. Como levar a sério as más notícias? Em breve, o dobro da velocidade vai ser pouco. A partir de agora, falar rápido está ao alcance de todos. Não é mais uma característica da pessoa. É invenção do WhatsApp.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias