Combate à pandemia
Professores e funcionários começam a ser vacinados contra covid em universidades gaúchas
Aplicação das doses já ocorre na Unisinos, UFSM e UFPel. Instituições localizadas na Capital aguardam definição da prefeitura
Municípios gaúchos já iniciaram a vacinação contra covid-19 de professores e profissionais que atuam no Ensino Superior. Esta é a última etapa do grupo que compõe a educação. Nesta terça-feira (8), pelo menos três universidades aplicaram as vacinas contra o coronavírus.
Na Unisinos, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, a vacinação foi concluída nesta terça-feira para os professores e corpo técnico administrativo. O serviço foi realizado no saguão da Biblioteca e também vacinou os profissionais da educação de instituições de Ensino Superior do município. A vacina aplicada foi a Oxford/AstraZeneca.
Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central, a vacinação ocorre até as 19 horas para todos os servidores ativos e terceirizados. As doses estão sendo aplicadas no Campus Saúde no formato drive-thru e para pedestres. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, as demais instituições de Ensino Superior também realizam a vacinação.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Sul, começou nesta terça-feira e segue até a quinta-feira (10) a aplicação da primeira dose. Neste primeiro dia, foram vacinados professores. Na quarta-feira (9), será ampliado para o quadro administrativo e de apoio, ambos os dias no formato drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce. Quem não conseguir receber a vacina poderá procurar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) na quinta-feira.
Os profissionais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra, serão vacinados na quinta-feira. A Universidade de Rio Grande (Furg) deve divulgar o calendário de vacinação na sexta-feira (11).
Já as universidades localizadas em Porto Alegre, como a UFRGS e a PUCRS, aguardam o retorno da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a respeito da chegada de mais vacinas para divulgar um cronograma. Há a possibilidade da vacinação iniciar ainda nesta semana, mas a secretaria não confirmou a data.