Oportunidade
Evento online busca conectar empresas com jovens negros universitários
Conferência Afro Presença ocorrerá de forma virtual entre 8 e 10 de setembro e as inscrições, que são gratuitas, já começaram.
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do evento online Afro Presença, um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT-SP), ONU Mulheres e empresas do setor privado. O encontro, que será realizado entre 8 e 10 de setembro, tem como objetivo conectar empresas nacionais e internacionais com jovens negras e negros universitários do Brasil todo.
Segundo a organização, o principal propósito da conferência é possibilitar que a juventude negra tenha um papel de destaque e com voz ativa dentro das empresas. O criador de conteúdo gaúcho Alê Garcia, 41 anos, foi painelista na primeira edição, que ocorreu em 2020, e acredita que um evento desse porte pode transformar a realidade de muitos jovens:
– É fundamental, porque apresenta para jovens de todas as partes do Brasil informações que podem mesmo mudar a vida deles. São diversas oficinas que ampliam conhecimentos e fortalecem a autoestima dos participantes. Além, claro, das oportunidades de trabalho que são oferecidas durante o evento. São empresas de vários setores e de grande abrangência. É realmente uma oportunidade única.
A edição deste ano contará com painéis, oficinas, dicas de consultores renomados, além de divulgação de vagas. Também serão apresentados conteúdos sobre sociedade, mercado de trabalho e carreira. As palestras acontecerão de forma simultânea durante os três dias de evento. Para conferir a programação completa e realizar a inscrição clique aqui.
Sobre o movimento
O Movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. O Afro Presença tem como objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural.
Em 2020, o Pacto Global da ONU foi envolvido no Afro Presença para trabalhar a redução das desigualdades no setor privado, através do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 10 (Redução das Desigualdades).