Em discurso
"Não somos negacionistas", diz Melo ao defender retomada dos grandes eventos em Porto Alegre
Liberação ou rejeição de pedido da prefeitura da Capital depende do governo do Estado
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, defendeu, nesta terça-feira (27), a liberação dos grandes eventos presenciais na cidade. Em encontro no Palácio do Comércio, o prefeito disse não ser um negacionista das evidências científicas, argumentando que é possível retomar os grandes eventos com protocolos.
— A gente acredita que este setor (de eventos) é fundamental para a vida da cidade. Este setor tem uma transversalidade maior do que todos os demais. Os eventos mexem com a vida econômica, social e cultural da cidade. Esse setor precisa de uma retomada. Reabrimos esta cidade com muita responsabilidade. Não somos negacionistas, acreditamos na ciência, mas acreditamos também que a cidade poderia e pode funcionar com responsabilidade — disse Melo.
A decisão sobre a retomada dos eventos deve sair nesta quarta-feira (28), em reunião do gabinete de crise estadual, liderado pelo governador Eduardo Leite. Nos bastidores, a prefeitura da Capital acredita que o governo do Estado autorizará a volta dessas atividades para evitar enfrentamentos com a administração de Porto Alegre.
— Estamos marchando firmemente para ter, no final de agosto, 100% da população com a primeira dose. Há duas semanas, apresentamos, junto ao comitê de crise do governo do Estado, uma proposta (de retomada dos eventos) com muita responsabilidade. Se o governo do Estado pode abrir a Expointer, Porto Alegre pode ter seus eventos — concluiu Melo, no mesmo discurso.
A prefeitura de Porto Alegre apresentou, no ato que contou com a participação do prefeito, um pacote de medidas de apoio ao setor de eventos. Na lista estão redução de imposto e de duas taxas municipais.