Confiabilidade das bombas
Operação integrada aprova qualidade dos combustíveis em 15 postos de Porto Alegre
Segundo o Procon, os estabelecimentos passaram no teste; quatro foram notificados por falta de transparência de preço e selo vencido no galão
A Operação Petróleo Real, realizada ao longo desta quinta-feira (8), verificou a qualidade dos combustíveis e a confiabilidade das bombas de 15 postos em Porto Alegre. Todos os estabelecimentos visitados passaram no teste, segundo o Procon.
Quatro deles, no entanto, foram notificados. Dois estavam em desacordo com um decreto federal, publicado em fevereiro, que visa a transparência das precificações nas promoções. A norma também determina que os impostos e demais fatores que influenciam no preço dos combustíveis sejam discriminados em placas fixadas nos postos. Outros dois estavam com o selo do Inmetro vencido no galão de 20 litros para a aferição da quantidade.
Nos estabelecimentos, as equipes fizeram testes para verificar a quantidade de álcool na gasolina e se a quantidade de combustível que sai das bombas condiz com o indicado no visor, além de observar a regularidade das placas dos locais.
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Conforme o Procon, a ação ocorre de forma rotineira e irá se estender por todos os postos da Capital. De acordo com o diretor do Procon de Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo, que acompanhou a ação, a diferença é que, nesta quinta, além de verificar a qualidades dos combustíveis, as equipes passaram a fiscalizar também a eficácia do decreto:
— O que gerou esse decreto, inclusive, foi o fato de que muitos consumidores reclamavam que, ao entrar, em programas de fidelidades dos postos, não tinham clareza sobre o preço que pagavam. Sabemos que o combustível está caríssimo, e o consumidor tem que ter a segurança de que está recebendo aquilo que está pagando.
A ação começou às 9h, na Travessa do Carmo, no bairro Cidade Baixa, de onde as equipes saíram. Três grupos foram separadas e cada um verificou cinco postos. De acordo com o Procon da Capital, as equipes da entidade da cidade estão entre as únicas no país com treinamento para fiscalizar postos de combustíveis.
— É importante ressaltar que esse teste que estamos fazendo nos postos pode ser solicitado por qualquer consumidor. O posto tem obrigação de ter uma pessoa responsável por fazer esse serviço, caso o cliente solicite — explica a coordenadora de Fiscalização do Procon, Simone Peres Siqueira.
Gerente do Posto Universitário, da BR Distrbuidora, na Avenida Ipiranga, Fabrício Vulff afirma que as ações são válidas para trazer mais segurança ao consumidor:
— Existe muita desconfiança em relação ao combustível, as pessoas ficam desconfiadas, têm receio de estarem sendo passadas para trás. Então quanto mais informação sobre o produto que estão comprando e sobre a qualidade dele, melhor. A gente precisa prezar pela qualidade, não só pelas normas e pela fiscalização, mas porque o cliente que lida com o veículo no dia a dia percebe a qualidade do combustível, nota a diferença entre os postos — avalia.
A operação foi sugerida pelo Ministério da Justiça, pela Secretaria de Operação Integradas e da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, e envolveu equipes do Procon da Capital, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil, além de contar com apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Inmetro.