Posso Entrar?
Cris Silva: "Pode entrar, Joci!"
Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras
A coluna de hoje conta a história de uma mãe que resolveu arregaçar as mangas e criar um espaço acolhedor para as famílias e amigos de autistas. O sonho começou a virar realidade em 2019 e, hoje, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas, em Viamão, já conta com dezenas de famílias cadastradas.
Com vocês, a história da Jociane Santos.
A DESCOBERTA
“Sou mãe de um lindo jovem, o Emerson Júnior, 17 anos, que tem autismo. O diagnóstico veio com quase quatro anos, e foi transformador. Não sabíamos nada sobre o assunto, tampouco o que deveríamos fazer. Fui atrás, procurei profissionais que pudessem atendê-lo e nos orientar, aprender e ler sobre autismo. Lembrando que há 14 anos não se falava na mídia como hoje.”
BUSCA POR AJUDA
“Somos de Viamão, mudamos para Porto Alegre, depois para Laguna (SC), sempre buscando melhor qualidade de vida para o nosso Júnior. Me incomodava com famílias que não tinham esse acesso, que ao receber um diagnóstico viam-se perdidas e sem saber o que fazer. Então, em SC, tive contato com a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), um movimento forte, organizado e de uma acolhida significativa para as famílias e seus filhos. Moramos até 2019 lá e precisamos retornar para o RS e para Viamão. E aquele incômodo de que não existia um espaço para os autistas e para as famílias continuava.”
O SONHO VIROU REALIDADE
“Convidei a primeira professora do Júnior, a Ana Carolina, para juntas pensarmos em algo para ajudar as famílias em Viamão. Começamos com um grupo no Whats, que rapidamente já tinha mais de 20 famílias, e percebemos que não dava mais para esperar.
Em maio de 2019, fundamos a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (AMAV). Começamos com palestras, oficinas para as mães, sessões de cinema adaptadas e eventos em espaços cedidos. Os apoiadores foram chegando. Hoje já temos mais de cem famílias cadastradas, recebendo apoio e orientação para serviços que necessitam. Conseguimos um espaço cedido para iniciar a nossa sede. É um começo. Ainda vamos conquistar muitas coisas!
Quem quiser obter mais informações pode acessar o site amavviamao.org.br.”
DICA NA REDE
Quer se inspirar ainda mais? Vai lá no instagram e procura @vivendo_tea. A rede social mostra a rotina e a criatividade da Miriam, mãe do Miguel, para desenvolver atividades para o filho, que é autista. Depois me conta se não é pura inspiração!
Recado da Cris
“Quando somos bons para os outros, somos melhores ainda para nós.” (Benjamin Franklin)