Notícias



Limpeza urbana

DMLU começa a instalar 500 novas lixeiras nas ruas de Porto Alegre

Novos recipientes foram fabricados com aço galvanizado e buchas de vinil, possuem bocal maior e cinco furos no fundo para a drenagem, o que faz aumentar a durabilidade dos equipamentos

11/02/2022 - 11h24min

Atualizada em: 11/02/2022 - 11h24min


GZH
GZH
Guilherme Gonçalves / Agência RBS
Nova lixeira sendo instalada na Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico

A prefeitura de Porto Alegre começou a instalar nesta semana, 500 novas lixeiras nas ruas da Capital. O primeiro mobiliário urbano deste lote foi instalado pelos agentes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no bairro Santana, na quarta-feira (9). Alguns recipientes que estavam degradados ou vandalizados também estão sendo trocados. 

As novas lixeiras foram adquiridas via pregão eletrônico. A vencedora da licitação foi a empresa Metalúrgica Industrial Japejú Ltda, que cobrou R$ 239 mil pelas 500 unidades. Os novos equipamentos são feitos em aço galvanizado - anticorrosão e resistente ao fogo, com pintura poliéster -, bocal maior que as atuais e acabamento em chapa dobrada, buchas de vinil nos encaixes com pedestal e cinco furos no fundo para drenagem, o que, segundo o DMLU, faz aumentar a durabilidade, pois evita o acúmulo de água no seu interior. 

— As lixeiras serão distribuídas pela Capital obedecendo critérios técnicos. Importante esclarecer à população que essa lixeira é para descarte de pequenos resíduos. O pedestre que está passando na calçada vai descartar nela — reforça o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio.

Para resíduos domiciliares e seletivos, há dias específicos para a coleta, realizada por meio de caminhões ou, no caso de áreas atendidas por contêineres, os resíduos podem ser descartados diariamente. As lixeiras de rua são limpas pelas equipes de garis. 

Grande parte dos pedidos de instalação das lixeiras está concentrada no Centro Histórico, Extremo-Sul, Zonas Leste, Norte e Sul da cidade. Segundo a prefeitura, algumas das antigas lixeiras serão removidas para restauro e serão instaladas em novos pontos. 

O acréscimo dos equipamentos é efetuado a partir dos registros feitos pelo sistema 156. A equipe faz uma avaliação técnica e programa a colocação das lixeiras se a demanda atender a critérios técnicos, como a frequência de varrição da via ao menos duas vezes por semana.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias