Aniversariante
Rádio Gaúcha celebra 95 anos e renova posicionamento de marca
"Gaúcha. A Tua Voz" busca fortalecer a conexão emocional com os ouvintes
A Gaúcha comemora 95 anos de histórias ao lado de quem, diariamente, sintoniza na rádio para se informar sobre as notícias do Estado, do país e do mundo. Desde 1927 no ar, se consolidou porta-voz de confiança de milhares de pessoas que acompanham as coberturas esportivas e a programação breaking news da emissora. Resgatando os símbolos que a fizeram chegar até aqui, a rádio celebra a data histórica com conteúdos especiais para os ouvintes e um novo posicionamento de marca.
Para festejar o aniversário ao lado do público, nesta terça-feira (8), os programas Gaúcha Hoje, Atualidade, Timeline, Sala de Redação e Hoje nos Esportes estão sendo transmitidos diretamente do Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, enquanto o Gaúcha Mais está sendo produzido do Largo e da praia de Capão da Canoa. À noite, o Show dos Esportes será apresentado do Gaúcha Sports Bar.
Durante esta semana, a rádio irá rodar sonoras e minientrevistas com histórias de ouvintes e sua relação com a Gaúcha nos programas Gaúcha Hoje, Timeline e Gaúcha Mais. A partir de agora, a rádio também terá a plástica renovada com trilhas e vinhetas atualizadas.
— A Gaúcha tem a tradição, mas também a leveza de quem está cheio de história pra contar. É uma alegria poder comemorar esses 95 anos olhando para um longo caminho que temos pela frente, sempre mantendo a conexão, a informação e a emoção que são típicas do rádio. Estamos em constante renovação para acompanhar um público exigente e apaixonado por notícias daqui e por futebol — afirma a editora-chefe da Rádio Gaúcha, Andressa Xavier.
A Gaúcha posiciona-se como uma marca de jornalismo forte e contundente, com território, signos e identidade visual próprios e atualizados. A nova proposta amplia a percepção de valor para os públicos e retroalimenta o posicionamento do Grupo RBS em ser arena de temas importantes para o desenvolvimento do Estado.
A materialização desses elementos pode ser percebida no novo conceito: Gaúcha. A tua voz. O slogan traduz a pluralidade que a rádio proporciona, em que muitas vozes se somam para amplificar uma única: a dos ouvintes. Sempre presente na hora em que os fatos acontecem, reforça a agilidade, a tradição e a emoção que os gaúchos conhecem e confiam. É essa relação de proximidade que coloca a Gaúcha, há quase sete anos, como líder de audiência na Grande Porto Alegre – única emissora news do país com essa distinção.
— A Gaúcha é o palco onde os temas mais relevantes do Estado são debatidos, onde o público torce junto com seu time do coração. É uma grande companheira de quem vai pegar a freeway para a praia ou para fugir dos alagamentos na Capital. Nosso microfone amplifica as causas locais, mas tem dimensão nacional. O novo posicionamento da marca tem o objetivo de traduzir esse jeitão da Gaúcha, o que ela significa para os gaúchos e, especialmente, o que os gaúchos significam para a marca. Estamos muito felizes com o resultado final, uma tradução da contundência e da emoção que todos os dias acompanhamos nas ondas da rádio. A RBS se orgulha muito dessa jovem senhora, que chega aos 95 anos mais atual do que nunca — destaca a gerente-executiva de Comunicação do Grupo RBS, Caroline Torma.
A aposta deste ciclo de transformação começou ainda em 2021, quando a RBS anunciou um investimento de R$ 70 milhões na modernização dos parques tecnológicos de rádio e televisão, no desenvolvimento de produtos e em digital até 2024, dos quais R$ 14 milhões serão destinados a suas operações de rádio. O aporte possibilita acelerar e intensificar a conexão da empresa com as principais tendências para o futuro do setor.
O novo momento da marca pode ser acompanhado por meio de uma campanha publicitária 360º que contempla peças para TV (VT 60’’ e redução de 30’’), jornal (anúncios), rádio (jingles e spots) e digital, além de mídia externa, ações especiais de endomarketing e para parceiros do mercado. O filme foi lançado nesta terça-feira (8), no Jornal do Almoço.
Assista ao filme aqui:
Ficha técnica:
- Agência: Ideia da Silva
- Cliente: Rádio Gaúcha
- Meios: TV Aberta e Internet
- Peças: Filmes e Fotografias
- Formato: 60” redução para 30” + 30”
- Produto: Institucional
- Título: Gaúcha. A tua voz
- Criação: Marcelo Pires/ Jacques Fernandes
- Fotógrafo: Raul Krebs
- Produtora de Filme: Mythago Produções
- Direção de Cena: Mocita Fagundes
- Atendimento: Mirela Cunha
- Montagem: Luiz Todeschini
- Cor/ Finalização: Guilherme Muxfeldt
- Produtora de Áudio (jingles e trilhas): Batuque
- Aprovação: Claudio Toigo Filho, Marcelo Leite, Caroline Torma, Bárbara Fabres, Mariana Brun e Jaqueline Frohlich