Eleições 2022
Confira o passo a passo para trocar o local de votação, obter, regularizar ou atualizar o título de eleitor pela internet
Prazo se encerra em 4 de maio; primeiro turno acontece no dia 2 de outubro
Brasileiros a partir de 16 anos têm até 4 de maio para solicitar a primeira via, regularizar ou atualizar o título de eleitor para poder participar das eleições de 2022. O processo pode ser feito totalmente online, por meio do sistema Título Net, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno acontece no dia 2 de outubro, e eventual segundo, em 30 de outubro.
Confira o passo a passo.
Como obter o título
Se você tem 16 ou 17 anos, votar é opcional. Jovens de 15 anos que completarão 16 anos até 2 de outubro também podem solicitar a primeira via até 4 de maio. Para obter o título de eleitor, acesse o sistema Título Net, no site do TSE, e informe o Estado no qual reside. Na página seguinte, em "título de eleitor", é preciso marcar a opção "não tenho". Continue preenchendo os dados solicitados nas próximas telas. Será necessário enviar os seguintes documentos:
- documento oficial de identificação;
- comprovante de residência atualizado;
- certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos;
- e uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação.
Depois do envio dos dados solicitados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação deve ser feito pelo site.
Como regularizar, atualizar o título ou mudar o local de votação
Para fazer uma alteração no cadastro eleitoral, os eleitores devem primeiro checar a situação junto à Justiça Eleitoral, pelo sistema Título Net, em Atendimento ao Eleitor, acessando “Consulte a situação do título eleitoral”.
Caso seja necessário resolver alguma pendência, acesse o item “Regularizar título eleitoral cancelado ou suspenso”. Na próxima tela, aparecerão todas as explicações necessárias para quitar eventuais débitos. Posteriormente, é preciso acompanhar a solicitação, em Atendimento ao Eleitor, clicando em “Acompanhe uma solicitação”.
Para atualizar o título, em Atendimento ao Eleitor, aparecerão todos os serviços permitidos. Para fazer alguma alteração, como escolher um novo local de votação, por exemplo, basta escolher o item desejado e informar os dados solicitados.
Alguns dos serviços levam à tela “Atendimento a distância pelo Título Net”. Vá ao menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (na metade da página).
Depois, é só selecionar o Estado. Continue preenchendo os dados solicitados nas próximas telas. Será necessário enviar os seguintes itens:
- documento oficial de identificação;
- comprovante de residência atualizado;
- certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos;
- e uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação.
Verifique se as informações estão corretas. Caso estejam, aperte o botão "confirmar".
Anote o número do protocolo para acompanhar o requerimento. Depois do envio dos dados solicitados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento deve ser feito pelo site. Clique em "Finalizar" para terminar o processo. Lembre-se: o documento não chega mais em sua casa, pois agora é digital.