Notícias



Superlotação

Hospital Moinhos de Vento terá tenda para casos suspeitos de influenza e covid-19

Estrutura ficará na área externa da instituição, a partir desta segunda-feira, para desafogar emergências

30/05/2022 - 08h34min

Atualizada em: 30/05/2022 - 08h34min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail
Karine Viana / Hospital Moinhos de Vento/Divulgação
Objetivo é deixar as emergências pediátrica e adulta do hospital para casos que não sejam de síndromes respiratórias

O Hospital Moinhos de Vento terá uma tenda para atender casos suspeitos de influenza (gripe) e covid-19 a partir desta segunda-feira (30). A estrutura é similar à que foi utilizada em momentos críticos da pandemia de coronavírus e ficará na área externa da instituição, com entrada pela Rua Ramiro Barcelos. A expectativa é de que 50 pessoas sejam atendidas por dia no local.

De acordo com Juçara Maccari, gerente médica do Hospital Moinhos de Vento, a medida é motivada pelo aumento de casos de infecções respiratórias registrado nos últimos dois meses.

— É uma estrutura para pacientes de baixa complexidade, aqueles que precisam de poucos recursos. Quem precisar ser internado irá para a emergência. Queremos manter a segurança dos pacientes separando os fluxos de atendimentos do hospital — explica.

Pessoas com outros problemas de saúde continuarão sendo atendidas na emergência. A tenda servirá como uma triagem para que se tente resolver a situação sem que o paciente precise ingressar no hospital para fazer um exame ou um teste, por exemplo. Isso porque a maioria dos que chegam com sintomas respiratórios não precisa de internação e é liberada em seguida, de acordo com a gerente médica do hospital.

Juçara estima que entre 40% e 50% dos pacientes nas emergências pediátrica e adulta da instituição sejam pessoas com síndromes respiratórias. Neste domingo (29), conforme a gerente médica, os dois setores operam com lotação máxima:

— É uma situação relativamente tranquila para o que tem sido nos últimos dias. Perto do meio-dia, a emergência pediátrica estava com 100% de ocupação, com grande demanda por consultas. Na adulta, tínhamos um pouco mais de pacientes internados do que a capacidade, em torno de 120%. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias