Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: cuida de ti

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

10/06/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Autocuidado é uma palavrinha poderosa. Mais ainda se ela for colocada em prática. Não precisa ser como aquelas cenas de filme em que a personagem principal vai pra um luxuoso spa e recebe mil mordomias. Na vida real, quem tem tempo e dinheiro pra isso? Mas dá pra se auto mimar de várias maneiras. Com um cafezinho passado na hora, só pra você, por exemplo. Ou abrir um sabonete novo pro seu banho (quentinho e relaxante). Se permitir fazer pausas durante a correria da semana. 

Eu adoraria o tal spa, um dia quem sabe. E sei que a simplicidade também encanta. Comprar flores pra casa é um pequeno luxo, faz bem só de olhar. Um vasinho de Violetas que seja. Assim como ter uma hortinha e colher os próprios temperos. Frescura ou autocuidado? Somos merecedores desses mimos? Estamos mais acostumados a cuidar dos outros do que de nós mesmos, essa é a verdade. Se organizar direitinho, sobra algum momento dedicado exclusivamente pra nós.

Leia outras colunas da Maga

Ansiedade

O que trouxer bem-estar é autocuidado. Fazer qualquer atividade física pra baixar a ansiedade e aumentar a autoestima. Ter amigas com quem desabafar. Manter por perto o que te traz confiança (um talismã na bolsa, um altar com o santo protetor). Ouvir música enquanto faz tarefas chatas. Aliás, já reparou como tudo fica melhor com trilha sonora? Na lista de autocuidados, pode incluir a saúde financeira. Não gastar mais do que se ganha dá paz de espírito e noites reconfortantes de sono. 

Lembrei da minha vó, que morava sozinha e sempre arrumava a mesa pra fazer as suas refeições. Uma vez perguntei por que ela botava toalha e tal, se era só pra ela. A resposta foi uma lição de autocuidado. Ela disse algo tipo "eu gosto, me faz bem _ e por que não botar uma mesa bonita só pra mim?". Apenas uma das infinitas razões pra amar aquela velhinha. E você, já descobriu como se mimar? Autocuidado deveria ser prioridade. Nem precisa idealizar esses momentos, vai no que é simples e garantido.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias