Coronavírus
Quarta dose da vacina contra covid-19 será autorizada para pessoas a partir dos 50 anos
Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
O Ministério da Saúde autorizará a oferta da quarta dose de vacina contra a covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quinta-feira (2).
Mesmo antes do anúncio do ministro, algumas cidades e Estados já haviam começado a vacinar pessoas a partir dos 50 anos com a quarta dose da vacina contra a covid-19. Em Manaus está liberada desde o início de maio, e, no Piauí, a quarta dose foi liberada na mesma data para toda a população a partir dos 18 anos.
Leia mais
Todas as regiões covid do Estado recebem avisos pela terceira semana seguida
Covid-19 de novo? Subvariantes da Ômicron podem provocar reinfecção em curto intervalo de tempo
Macapá, no Amapá, e Maceió, em Alagoas, por exemplo, começaram na quarta-feira (1º). No Distrito Federal, a previsão é de que a imunização desse público com a quarta dose comece na sexta-feira (3).
Em Porto Alegre, que recém começou a vacinar na quarta-feira (1º) pessoas com 60 anos ou mais, e a procura segue alta nos postos, a Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que será avaliada a quantidade de doses de vacina em estoque. Se houver doses suficientes, poderá começar a nova etapa de forma escalonada. A data deverá ser divulgada na próxima semana.
A reportagem também contatou a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e aguarda um posicionamento.
Em 18 de maio, o Ministério da Saúde havia autorizado a aplicação da quarta dose em pessoas imunossuprimidas e pessoas com 60 anos ou mais. Algumas cidades, entretanto, haviam começado a vacinação desse público antes disso.