Notícias



Imunização em  dia

Vacinação contra covid-19, gripe e sarampo: saiba onde ir nesta segunda-feira em Porto Alegre

Terceira dose contra o coronavírus começa a ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos

12/06/2022 - 22h20min

Atualizada em: 13/06/2022 - 08h56min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Porto Alegre vai ampliar a dose de reforço para adolescentes com 16 anos ou mais a partir desta segunda- feira (13). Antes, somente os de 17 podiam receber a terceira dose das vacinas contra a covid-19 na Capital.

A vacinação para os adolescentes estará disponível aos que receberam a segunda dose de Coronavac ou Pfizer há pelo menos quatro meses, a partir de 14 de fevereiro. O serviço estará disponível no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Confira os endereços aqui. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. 

Já a quarta dose, também chamada segunda dose de reforço, ainda não foi ampliada para as pessoas de 50 anos ou mais. Está disponível somente para o público a partir dos 60 anos e imunossuprimidos, que podem procurá-la nos 27 pontos de aplicação. Os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, em hospitais, postos e pronto-socorros, também foram contemplados, mas recebem sua injeção no local de trabalho.

E segue a aplicação da primeira e segunda dose da vacina para crianças entre cinco e 11 anos, também em 26 postos de saúde. Também há uma unidade móvel no Mirante do Morro Santa Teresa, na Zona Sul, funcionando das 9h às 15h.  

Demais pessoas a partir dos 12 anos que ainda precisam fazer sua primeira ou segunda dose também podem procurar os 27 pontos de aplicação da Capital. 


Gripe

Todas as pessoas a partir dos seis meses podem fazer a vacina contra a gripe na Capital. Há 124 pontos de aplicação, com endereços disponíveis neste link. Além disso, haverá uma unidade móvel no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico, funcionando entre 9h e 16h. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B.  


Sarampo

Também segue disponível a vacina contra o sarampo, indicada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, além de trabalhadores da saúde de serviços públicos e privados. Para quem atua na saúde, são aplicadas duas doses da vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba; Para receber a imunização, trabalhadores da saúde devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias