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Filas para fazer Cadastro Único seguem em Porto Alegre, mesmo com ampliação do atendimento

Famílias têm procurado locais para fazer atualização e tentar receber o Auxílio Brasil, mas fichas têm sido insuficientes

27/07/2022 - 22h10min

Atualizada em: 27/07/2022 - 22h12min


Alberi Neto
Alberi Neto
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Lauro Alves / Agencia RBS
No Centro Vida, na Zona Norte, pessoas pernoitaram esperando por distribuição de fichas

As 120 fichas distribuídas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, na região central de Porto Alegre, ou as 70 entregues no Centro Vida, na Zona Norte, não foram suficientes para a demanda de pessoas buscando atendimento na manhã desta quarta-feira (27). A procura é por informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico). O sistema tem causado alvoroço nos últimos dias, desde que filas começaram a se formar em pontos de atendimento pelo país. 

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O crescimento da demanda fez com o que os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) deixassem de prestar este atendimento. Na Capital, segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), os Cras estão dando "prioridade para famílias já acompanhadas nos serviços socioassistenciais do município e grupos prioritários como: idosos, gestantes, PCDs".

Normalmente, o CadÚnico deve ser atualizado a cada dois anos. Mas, durante a pandemia,  as atualizações foram suspensas. Agora, o Ministério da Cidadania está chamando apenas famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 para a revisão. O principal foco são os beneficiários do Auxílio Brasil — antigo Bolsa Família. 

Nestes casos, a convocação é feita pelo próprio ministério. Até o dia 14 de outubro serão feitas atualizações. 

Nos casos de atualização para definir a faixa de renda da família beneficiada do Auxílio Brasil, que também está convocando famílias, o atendimento é até 12 de agosto, segundo informações da pasta. 

Ambos os casos não dependem de procura espontânea — os beneficiários serão convocados. Só que quem não tem o CadÚnico também está tentando ir para os locais e fazer o cadastro, na esperança de obter o Auxílio Brasil — e até outros benefícios — que deve ser pago somente por um período no valor atual de R$ 600. 

A mistura de demandas, entre quem quer atualizar e quem quer se cadastrar, gerou o boom de atendimentos vistos nos últimos dias. Entretanto, para quem quer apenas se cadastrar, não há um prazo-limite para efetuação do CadÚnico, segundo a prefeitura da Capital. Se não há prazo, então porque as filas se formam? A principal explicação é: porque os usuários querem tentar receber o benefício o quanto antes. 

Foi o que motivou Stephanny de Oliveira Maier, 22 anos, a buscar atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ela foi ao local acompanhada da mãe, Ana Maria Vedoi de Oliveira, 50. Stephanny está desempregada desde o início da pandemia, assim como o marido. Na semana passada, Ana Maria trouxe outra filha para fazer o cadastro.

— É importante, não só para esse Auxílio Brasil, mas para outras coisas. Até a tarifa social da energia elétrica depende do CadÚnico — diz Ana Maria.

No Centro Vida, mais de uma centena de pessoas pernoitou na expectativa de conseguir uma das fichas. Reunidas em cadeiras de praia e mantas para fugir do frio, quatro mulheres aguardavam atendimento na manhã desta quarta-feira (27). Eram quase as últimas da fila a conseguirem ficha. 

Júlia Marques, 25 anos e Claudia Knitz, 51, procuram o Cras de onde vivem e foram informadas de que deveriam ir ao Centro Vida para atualizar o CadÚnico, mesmo que a última atualização tivesse sido depois de 2017. Já Daniele Kristina, 25, e Jéssica Dimas, 31, estavam em busca da criação do cadastro. Mães, elas contam que estão sem trabalho e precisam do Auxílio Brasil.

— Mas essa espera é um absurdo. As pessoas terem de dormir aqui para conseguir atendimento — reclama Claudia. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Ana Maria (de óculos) trouxe a filha Stephanny para fazer o CadÚnico

Consulta prévia pode ser feita pela internet

Desde segunda-feira (25), a prefeitura ampliou espaços para atendimento. Mais duas unidades ficaram disponíveis à população na zona sul de Porto Alegre. Os postos estão localizados na subprefeitura do bairro Tristeza e na subprefeitura do bairro Belém Novo, com horário de atendimento das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. 

São seis subprefeituras, além da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Centro Vida. Além disso, também estão sendo realizados mutirões de atendimento por meio de uma unidade móvel. Nestes casos, apenas a atualização do CadÚnico pode ser feita.

Antes de procurar qualquer ponto de atendimento, principalmente para atualização, as famílias devem conferir a situação cadastral no site do CadÚnico ou aplicativo. O aplicativo é o Cadastro Único, disponível para Android e iOS. Segundo o Ministério da Cidadania, no aplicativo, "as famílias ficam sabendo se estão em averiguação ou revisão cadastral e o que devem fazer para regularizar seus registros". 

O ministério ainda reforça que, "caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo próprio aplicativo do Cadastro Único".

Em seu site, o Ministério da Cidadania informa que das famílias convocadas, se os registros não forem regularizados, elas podem ser excluídas do CadÚnico, mas apenas a partir de julho de 2023.

Locais para atualização do Cadastro Único em Porto Alegre
/// Região Cristal – Subprefeitura, na Avenida Copacabana, 1.096, bairro Tristeza, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min 
/// Região Extremo-Sul – Subprefeitura, na Avenida Desembargador Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo, 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min 
/// Região Restinga – Subprefeitura, na Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50, 2ª Unidade Restinga Nova, 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min
 /// Região Partenon – Subprefeitura, Avenida Bento Gonçalves, 6.670 (terminal Antônio de Carvalho), 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min 
/// Região Leste – Subprefeitura, na Rua São Felipe, 144 , na Bom Jesus, 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min 
/// Região Norte – Subprefeitura, na Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, no bairro Sarandi, 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min   

Unidade de Atendimento das 8h às 19h – sem fechar ao meio-dia
/// Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Avenida João Pessoa, 1.105   


Unidade das 8h às 17h – sem fechar ao meio-dia
/// Vida Centro Humanístico: Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132 – Sala 656, área 6 – Sarandi
/// Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico   

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