Fim de uma era
Chamado de "patrimônio histórico" nas redes sociais, site da rodoviária de Porto Alegre é renovado após 24 anos
Página estava no ar desde 1998 e teve seu layout alterado nesta quinta-feira
Quantos anos você tinha quando ele foi ao ar? Conhecido pelos internautas pelo visual retrô, de pé desde 1998, o site da rodoviária de Porto Alegre mudou seu layout nesta quinta-feira (22), fato que surpreendeu usuários e viralizou nas redes sociais. Muitos lamentaram e outros se mostraram surpresos com a mudança.
"Fim de uma era. A 'home', que durou até o início deste mês, morará sempre nos corações de todos os porto-alegrenses ", escreveu um usuário no Twitter.
Outros adotaram uma postura de "revolta", brincando que a roupagem antiga do endereço deveria ser tombada como patrimônio histórico da cidade, portanto, não poderia ser modificada.
O diretor de operações da Veppo, empresa que administra o terminal, Giovanni Luigi, afirma que a mudança era estudada desde antes da pandemia de covid-19, que acabou atrasando os planos. Luigi detalha que a rodoviária de Porto Alegre foi a primeira do país a vender passagens de ônibus pelo computador e por celular, e também a pioneira em possuir site próprio.
— Sempre se teve que o propósito maior do site era propiciar que as pessoas não precisassem ir na rodoviária, que pudessem comprar passagem de casa. Então, o foco foi que a venda de passagens pelo aplicativo, pelo celular e pelo site funcionassem bem — destacou.
O diretor contou que, atualmente, a rodoviária está operando com 52% do movimento de passageiros anterior à pandemia. Portanto, foi necessária uma reestruturação na empresa, visando à sobrevivência. Luigi também ressaltou o desejo dos usuários de ter segurança e praticidade na hora de efetuar a compra, e que isso foi levado em consideração no novo design.
— Esperamos que a gente tenha alcançado esse propósito. A capa do site mostra uma iluminação forte, porque o que as pessoas buscam é isso: ter segurança, um local limpo para comprar a passagem e um sistema que funcione muito bem. Nosso grande propósito é que a pessoa compre com tranquilidade, nunca foi apostar na questão estética — finalizou.
O professor e coordenador do curso de Design da Universidade Feevale, Marshal Becon Lauzer, participou da criação do lendário site antigo e desenhou o modelo 3D da rodoviária que ficava ao centro da página. Lauzer conta que até hoje usa o layout como exemplo em suas aulas, e explica que, apesar da aparência ultrapassada, a funcionalidade continuava sendo eficaz.
— Esse site, na época em que foi lançado, era bonito e legal. Ele funcionava tanto na estética quanto na funcionalidade. Para aquela época, ele funcionava perfeito no monitor. Claro que cinco anos depois já não era. Mas a funcionalidade dele se manteve — explicou.
O professor defende a mudança no layout mas lembra que, apesar de o design ter ficado para trás, o site foi pioneiro na venda de passagens de ônibus. Louzer também brinca que agora terá de encontrar outro exemplo para usar em sala de aula.
— Todo mundo se digitalizou e compra passagem online. Mas o legal é o pioneirismo em relação ao serviço. Eu, hoje, como professor, fico feliz e um pouco triste, pois precisarei achar outro site arcaico para mostrar em aula. É uma coisa que virou "meme", mas sempre terei um certo carinho — frisou.
Colaborou: Leonardo Martins