Notícias



Aplicativo

Como acessar o título de eleitor no celular? 

Versão digital do documento já existe e está disponível para iOS e Android

23/09/2022 - 11h43min

Atualizada em: 23/09/2022 - 11h43min


GZH
XM4THX / stock.adobe.com
Aplicativo substitui o título eleitoral físico

O título de eleitor já está nos aparelhos celulares desde 2017, quando foi disponibilizado pela Justiça Eleitoral o e-Título, que comporta a versão digital do documento, além de outras funcionalidades. Para ter acesso ao e-Título é muito simples, basta seguir o passo a passo clicando aqui.

O documento apresenta mais informações do que a versão impressa do título e traz algumas facilidades ao eleitor para o dia da votação nas eleições de 2022, como um mapa com geolocalização e QR Code para validação da zona eleitoral. Também é possível justificar o voto por meio dele.

Como acessar o e-Título

Para acessar o e-Título, o usuário deve informar os dados do seu último atendimento na Justiça Eleitoral: nome do eleitor, data de nascimento, CPF ou inscrição, nome da mãe e nome do pai. Caso algum dos nomes não conste na certidão, basta marcar a caixa com opção “não consta”. Após a validação, terá acesso ao documento.  

Quem tiver baixado o aplicativo, mas não tiver feito a emissão do título, só poderá fazer isso depois dos dias de votação

Emitir o título digital

No dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir do dia 3. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro. 

Mas atenção, em 2022 será obrigatório deixar o celular com os mesários antes de acessar a urna eletrônica. O aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação. 

Caso esteja utilizando o e-Título, basta apresentar o documento digital, depois fechar o aplicativo e entregar o telefone celular.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias