Notícias



Direto da Redação

Diego Araujo: "Os votos para deputado e senador"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

28/09/2022 - 09h00min

Atualizada em: 28/09/2022 - 09h00min


Agência RBS / Agência RBS
Direto da Redação

Estamos na finaleira de uma campanha política bem disputada. Candidatos ao governo do Estado e à Presidência estão todos os dias bombardeando você com propostas para tirar do papel, caso ganhem o seu voto. Eles contam como fizeram antes e como pretendem realizar as promessas a partir de 1º de janeiro. Você lê o discurso deles no jornal, ouve suas falas no rádio, os vê explanando os projetos na TV e nas redes sociais. Estão por todas as partes, em todos os lugares, desde a hora em que acordamos até a hora de dormir. 

Mas e os deputados? E os senadores? Com campanha menor, têm menos oportunidade para convencer os eleitores do que farão na Assembleia Legislativa, no Rio Grande do Sul, e no Congresso Nacional, em Brasília. Uma eleição que ocorre sem grande destaque, mas com resultados que vão ser muito importantes na nossa vida. 

Leia outras colunas Direto da Redação

São eles que analisam e propõem com frequência leis que causam impacto no seu bolso, seja colocando ou retirando dinheiro dele, por exemplo. A Câmara dos Deputados e o Senado decidem sobre os rumos do país, e um presidente tem pouca margem de ação para tomar decisões importantes sem o aval do Poder Legislativo. O mesmo acontece com os governadores em relação à Assembleia Legislativa. Os caminhos a serem percorridos em temas financeiros, administrativos, de assistência social e de saúde, de segurança pública, de educação e até culturais e comportamentais passam pelos parlamentares.

Na cabine de votação no domingo, você digitará os números dos candidatos segundo essa ordem aqui: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Ah, e tenho uma dica pra você. Quando terminar de digitar, o mesário vai lhe dar um papelzi​nho de comprovante da sua votação. Ao sair da seção eleitoral, escreva os seus escolhidos no verso do papel. Isso vai lhe ajudar a lembrar em quem votou e conferir, em 2026, se eles merecem ou não uma nova chance.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias