Notícias



Região Metropolitana

Escola estadual ficará fechada por dois dias após ser alvo de vandalismo em Alvorada

 Câmeras de monitoramento registraram a ação de dois homens em instituição de ensino 

27/09/2022 - 08h53min

Atualizada em: 27/09/2022 - 08h58min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
EEEB Gentil Viegas Cardoso / Divulgação

A chegada de alunos e funcionários da Escola Estadual de Educação Básica Gentil Viegas Cardoso, em Alvorada, na Região Metropolitana, foi com espanto na manhã desta segunda-feira (26). Na madrugada, o local foi alvo de vandalismo, com estragos em todas as salas de aula e na cozinha da instituição.

A escola possui câmeras de monitoramento, que registraram toda a movimentação dos dois homens que vandalizaram o local. Esta é a segunda vez que o local é alvo deste tipo de ação.

Conforme a direção da escola, pelas imagens é possível observar que os autores do vandalismo são dois jovens. A dupla entrou na escola após pular o muro e abrir uma porta de ferro. A partir daí, chegaram nos fundos do refeitório. Na cozinha, vários alimentos foram derrubados no chão.

— Eles entraram primeiro na cozinha e derrubaram alimentos como ovos e bebidas no chão. Outros eles levaram. Depois disso, quebraram cinco portas e danificaram todas as salas de aula. Foi um horror — contou a vice-diretora geral da escola, Beatriz Sarmento.

Nas salas da Educação Infantil, os autores do vandalismo utilizaram as tintas usadas pelas crianças. A dupla ainda esvaziou os extintores de incêndio, espalhando o pó do equipamento pelas salas.

Por ser um produto tóxico, a limpeza será demorada. A previsão da direção é retomar as aulas na quarta-feira (28). Além dos funcionários, membros da comunidade escolar estão ajudando no trabalho de recuperação da escola.

A direção da escola registrou um boletim de ocorrência. As imagens do vandalismo já foram encaminhadas para a Brigada Militar e para a Polícia Civil. Perícia já foi realizada na escola para ajudar na identificação dos autores.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) já está em contato com a equipe diretiva para reposição dos materiais estragados. A nota diz ainda que a recuperação do espaço escolar será realizada por meio da verba de Autonomia Financeira. A equipe da divisão de Obras da 28ª CRE irá vistoriar o local nesta terça-feira (27) para avaliação dos danos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias