Campanha nacional
Rio Grande do Sul chega a 50% da meta de vacinação contra a poliomielite
Objetivo é imunizar 95% das crianças com idades entre 1 e 4 anos, o que representa um público-alvo de 553.814 no Estado
O Rio Grande do Sul atingiu 50% da meta da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite deste ano. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), até esta terça-feira (13), 277.741 doses do imunizante foram aplicadas no Estado.
A meta é vacinar 95% das crianças com idades entre um e quatro anos, o que representa um público-alvo de 553.814 indivíduos. No Estado, 182 municípios já alcançaram o objetivo da campanha, de acordo com a SES. O Brasil chegou a 42% da meta nacional ao vacinar 4.952.411 crianças até o momento. A campanha de vacinação contra a poliomielite seguirá até 30 de setembro.
A iniciativa ocorre pela preocupação com reintrodução do vírus no país. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o Brasil é um dos países da América com alto risco da volta de casos de poliomielite. A mesma análise informa que 74% dos municípios do Estado apresentam risco alto de registro de casos da doença, o que não ocorre há décadas.
O que é a pólio
Poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Crianças e adultos podem ser infectados no contato com fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. A doença ataca o sistema nervoso e pode provocar paralisia flácida aguda, principalmente em membros inferiores.
Esquema do calendário básico infantil:
Vacina Poliomielite 1,2,3 inativada (VIP)
Dose: 0,5 mL via intramuscular
Esquema: três doses (aos dois, quatro e seis meses)
Vacina Poliomielite 1,3 atenuada (VOP – gotinha)
Dose: duas gotas, por via oral
Esquema: reforço aplicado aos 15 meses de idade e aos quatro anos