Notícias



Descubra onde votar

Como encontrar o local de votação das eleições de 2022

GZH separou um guia baseado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ajudá-lo a pesquisar o local de votação, verificar a seção e a zona eleitoral designada

02/10/2022 - 12h47min

Atualizada em: 02/10/2022 - 14h27min


GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Passo a passo para encontrar a seção eleitoral nas eleições de 2022

O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para 2 de outubro, data em que os eleitores vão às urnas para cumprir seus papéis democráticos. Aproximadamente 150 milhões de brasileiros precisarão se deslocar até o seu devido local de votação. E você, já sabe onde deverá votar?

GZH separou um guia baseado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ajudá-lo a pesquisar o local de votação, verificar a seção e a zona eleitoral designada.

Site do TSE

No site do TSE, é possível tirar a dúvida de que local você deve realizar a votação. Primeiro, clique em "Eleitor e eleições" na barra superior. Na sequência, vá em "Eleições 2022", seguido de "local de votação". Será necessário descer um pouco na página para encontrar este último tópico.

e-Título

O aplicativo e-Título, fornecido pelo TSE, é basicamente uma versão digital do título de eleitor. Logo na página inicial, já é possível visualizar os dados do local de votação.

O aplicativo também permite ao usuário o acesso rápido para consultar as respectivas dúvidas em relação ao local de votação do pleito. Além disso, possui um serviço para apresentar justificativa eleitoral, em caso do indivíduo não poder realizar a votação no dia designado para todos os cidadãos do país, entre 18 a 70 anos, obrigados pela lei.

Emissões de certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais também podem ser acessadas via plataforma do TSE, tal como o pagamento de multas, sem a necessidade da pessoa se dirigir a um cartório.

Dados biométricos no aplicativo

Segundo o site do TSE, a adaptação de cores na tela dentro do aplicativo é uma novidade para o período eleitoral. A ferramenta, que passou do verde para o azul, visa dar maior conforto a usuários com deficiência visual.

Dados biométricos que exibem a foto do eleitor em questão poderão ser utilizados como uma forma de identificação para entrar nas seções eleitorais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias