Notícias



Papo Reto 

Manoel Soares e o desejo de pertencer à elite

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados

15/10/2022 - 05h00min


Dinheiro na conta é a definição de sucesso para muitos de nós. Achamos que a pobreza é a fonte de todos nossos problemas, mas este é um engano sério. Se tivéssemos a grana que desejamos, alguns problemas realmente não tirariam tanto o sono, porém, colocar tudo na conta de ter pouco dinheiro é desviar da realidade. 

Os países com maiores índices de suicídio são os mais ricos. Países pobres lutam pela vida, assim também é com as pessoas. Vejo amigos ricos com crises existenciais tentando achar uma razão para viver. Por outro lado, amigos pobres exibem um sorriso largo porque meteram um reboco na parede do quarto da filha. 

Leia mais colunas de Manoel Soares 

Quando achamos que a elite é quem tem mais dinheiro, vulgarizamos o que é valor de verdade. Quantas tias você conhece na sua quebrada que não têm dinheiro, mas são exatamente valiosas, com valores que não têm preço? Eu não sou a favor da pobreza como estilo de vida, quero meus manos e minas de carros importados e casa na praia, mas não quero que para isso entreguem sua alma, não vale a pena. 

Elite de uma sociedade é quem está no topo da qualidade como ser humano, e não quem acumula mais dinheiro. A pobreza de espírito de alguns é tão grande que faz a de grana ser irrelevante. Quero ser da elite, não a elite da grana, mas a elite de inteligência, afeto, respeito e paz. Se com isso vier grana para eu ficar bem e fortalecer os meus, vamos nessa também.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias