Notícias



Incentivo à educação

Novo espaço educativo e comunitário será inaugurado no Parque Germânia neste Dia das Crianças

Chamado de Bio Germânia, local contará com biblioteca infantojuvenil e auditório

10/10/2022 - 22h50min

Atualizada em: 10/10/2022 - 22h50min


André Malinoski
Enviar E-mail
Projeto Arquitetônico Tatiana Weihmann / Divulgação
Simulação de como ficará o espaço a ser inaugurado nesta quarta-feira. População ganha mais uma opção de lazer e aprendizado

O Parque Germânia, localizado no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre, receberá nesta quarta-feira (12) um novo espaço com viés educativo e comunitário. Chamado de Bio Germânia, o local contará com uma biblioteca temática infantojuvenil, salas para oficinas e um auditório para uso da comunidade. Além disso, abrigará a sede da Associação de Amigos do Jardim Europa (AAJE). A população poderá usufruir de tudo gratuitamente.

— Haverá uma biblioteca para o público dos dois aos 12 anos, para atender a comunidade e as escolas do entorno. Temos na região cerca de 14 escolas, entre públicas e municipais, e 11 mil alunos, que é o público que pretendemos atingir — explica Adriana Lanzarini, executiva responsável pelo projeto no Instituto Jama, organização social sem fins lucrativos com sede em Porto Alegre e atuação no Sul do país que destina recursos para apoiar projetos sociais.

Na inauguração, que ocorre das 10h ao meio-dia, haverá uma festa de Dia das Crianças com diversas atrações para o público infantil, como recreação, performances dos artistas do Grupo Tholl e apresentação da banda marcial da Escola Gomes Carneiro. Serão oferecidas visitas guiadas para que as pessoas conheçam o Bio Germânia.

Leia mais
Colégio São Judas Tadeu recebe doações para biblioteca pública que será instalada no Parque Germânia
Com reforço na fixação, livro é recolocado nas mãos da estátua de Carlos Drummond de Andrade
Rematrícula para o ano letivo de 2023 na rede municipal de Porto Alegre começa na quinta-feira

— Nosso propósito é fomentar isso (a educação) com o equipamento público que possa ser explorado por jovens, estudantes, idosos e pela comunidade do entorno — observa a executiva.

Serão inaugurados três espaços — a biblioteca Ipê Amarelo, que terá livros e brinquedos pedagógicos com temas voltados para a natureza; o auditório Sabiá, com espaço multiuso para oficinas e reuniões; e uma área externa de convivência chamada Butiá, dedicada à leitura. A associação também pretende desenvolver projetos e oficinas tanto para crianças quanto para adultos no local.

— É um presente para a cidade, totalmente gratuito — conclui Adriana Lanzarini.

Na instalação foram utilizados painéis ripados de madeira ecológica e foi desenvolvido um jardim vertical em paredes verdes, além de deck e cobertura para ampliação de uso externo.

A iniciativa resulta de um Termo de Permissão de Uso (TPU) firmado entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), com a Associação de Amigos do Jardim Europa (AAJE), que é adotante do parque, o Instituto Jama e o Colégio São Judas Tadeu.

— O projeto reflete um esforço conjunto da sociedade civil e do poder público. Trabalha a educação ambiental e a sustentabilidade nas crianças. Não só por meio da biblioteca e dos livros, mas também tendo o exemplo concreto e objetivo de sustentabilidade na edificação, como o recolhimento da água da chuva para fazer o sistema de irrigação do jardim vertical e a horta em que a criança poderá ter o contato com a terra e a natureza — reflete o secretário da Smamus, Germano Bremm, citando que o projeto contribui com as metas assumidas junto à ONU (Organização das Nações Unidas) de redução da emissão de gases do efeito estufa pela metade até 2030, e de zerar estas emissões até 2050.

Saiba mais

O Bio Germânia surge com o propósito de ser um local de atividades voltadas à educação para a sustentabilidade dentro do Parque Germânia. O projeto pretende receber grupos de turmas de escolas da região e proporcionar oficinas e formações pedagógicas para professores. A curadoria da biblioteca foi realizada em parceria com o colégio São Judas Tadeu, que é referência na área de educação ambiental em Porto Alegre.

Leia mais
Gari sonha em ser maratonista, ganha tênis, relógio de corrida e ensaio fotográfico
Projetos buscam doações para o Dia das Crianças

O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

O Parque Germânia foi inaugurado em 26 de março de 2006. Trata-se da única área verde cercada da cidade e conta com segurança privada desde 2017. Possui 15,11 hectares de extensão, um lago, quadras para a prática esportiva e uma área de proteção da vegetação nativa. O lugar é mantido desde 2008 pela Associação de Amigos do Jardim Europa (AAJE) — entidade civil sem fins lucrativos formada pela reunião de condomínios do entorno do Parque Germânia.

Serviço:

  • O quê: inauguração de novo espaço no Parque Germânia
  • Quando: quarta-feira (12 de outubro)
  • Horário: 10h às 12h
  • Local: Parque Germânia  (Avenida Ferdinand Kisslinger, próximo ao portão 4, no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre)
  • Entrada: gratuita
  • Obs: em caso de chuva, o evento será transferido.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias