Aumento gradativo
Calor deve retornar ao RS somente na semana que vem
Massa de ar polar que gerou queda nos termômetros está se afastando aos poucos do Estado
O friozinho que fez os gaúchos tirarem o cobertor do armário na virada de outubro para novembro seguirá nos próximos dias, inclusive no final de semana. De acordo com a Climatempo, somente a partir da semana que vem os termômetros vão subir em todo o Rio Grande do Sul, retornando a um clima típico de primavera.
Até lá, a temperatura vai se elevando gradativamente. Isso porque a massa de ar polar que fez os termômetros caírem, gerando mínima de 2,3°C na Fronteira Oeste nesta terça-feira (1°), está se afastando aos poucos do Estado e indo em direção ao Oceano Atlântico. Conforme se desloca, vai deixando de afetar o clima.
Nesta quarta-feira (2), segundo apontou a meteorologista Noele Brito, da Climatempo, o centro dessa massa de ar polar já não está mais sobre o Estado, mas entre o Uruguai e o mar.
— Na quinta-feira (3), ela se afasta ainda mais para o mar, na altura entre Argentina e Uruguai. Mesmo assim, acaba influenciando no sul do Brasil, ainda que menos. Por isso, os termômetros vão subindo aos poucos — reforça Noele.
O final de semana será de frio pela manhã e temperatura agradável à tarde. No sábado (5), Caxias do Sul, na Serra, terá mínima de 9°C e máxima 23°C; Porto Alegre, mínima de 13°C e máxima de 24°C; já Uruguaiana, na Fronteira Oeste, terá maior amplitude térmica, com mínima de 11°C e máxima de 30°C. O tempo ficará firme, com chance de chuva isolada no Litoral Norte e na Serra.
É somente na metade da semana que vem que o termômetro pode se aproximar dos 30°C em Porto Alegre.
— Na semana que vem, dará para sentir calor. Mas ainda não será escaldante — diz Noele.