Notícias



Nova faixa etária

Crianças a partir de 6 meses com comorbidades começam a ser vacinadas contra a covid-19 nesta quinta-feira em Porto Alegre

Imunização estará disponível em 10 unidades de saúde

16/11/2022 - 21h34min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Marcelo Bernardes/SES / SES
As crianças só poderão receber a vacina da Pfizer cujo frasco tem a tampa de cor vinho

A prefeitura de Porto Alegre vai iniciar nesta quinta-feira (17) a aplicação de vacinas contra a covid-19 em bebês a partir dos seis meses e crianças com três anos incompletos, com comorbidades. As doses para esse público chegaram ao Rio Grande do Sul na última semana. 

Serão 10 unidades de saúde que oferecerão as vacinas: Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio, Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, São Carlos, Morro Santana, Ilha dos Marinheiros e IAPI (veja os endereços abaixo). Todos os postos atendem das 8h às 22h, com exceção da unidade Ilha dos Marinheiros, que funciona das 8h às 17h. 

As crianças só poderão receber a vacina da Pfizer cujo frasco tem a tampa de cor vinho — diferente, portanto, das doses destinadas a outras faixas etárias. O esquema previsto é de três doses: entre a primeira e a segunda, são quatro semanas de intervalo, e, entre a segunda e a terceira, oito semanas. 

Leia mais
RS receberá nesta sexta-feira lote com 48 mil doses de vacinas contra covid para crianças
OMS diz que estamos perto do fim da pandemia, mas quando será?
Porto Alegre amplia aplicação de quarta dose para todos com 18 anos ou mais

Podem se vacinar as crianças entre seis meses e menos de três anos com as seguintes comorbidades ou condições de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipetensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, síndrome de Down e cirrose hepática.

Para as demais crianças a partir dos três anos, a imunização já estava em andamento, independentemente da condição da saúde. As doses são aplicadas nas mesmas unidades de saúde. 

Com exceção de Porto Alegre, que retira as doses diretamente na Central de Distribuição do Estado, os demais municípios gaúchos precisam buscar os lotes nas coordenadorias regionais de saúde. A 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, que atende os municípios da Região Metropolitana, retirou as vacinas na última sexta-feira — a partir de agora, as prefeituras deverão buscar os quantitativos, assim que forem informadas da disponibilidade. 

Endereços das unidades de saúde em Porto Alegre:

  • Santa Marta: Rua Capitão Montanha, 27 – Centro Histórico
  • Tristeza: Avenida Wenceslau Escobar,  2442- Tristeza
  • Primeiro de Maio: Avenida Prof. Oscar Pereira, 6199 - Cascata 
  • Álvaro Difini: Rua Álvaro Difini, 520 - Restinga
  • Navegantes: Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5 - Navegantes
  • Ramos: Rua K esquina Rua C s/n – Vila Nova Santa Rosa/Ruben Berta
  • São Carlos: Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Partenon
  • Morro Santana: Rua Marieta Menna Barreto, 210 – Protásio Alves
  • Ilha dos Marinheiros: Rua Santa Rita de Cássia, s/n – Ilha dos Marinheiros
  • IAPI: Rua Três de Abril, 90 – Passo D’Areia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias