Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: tudo passa

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

04/11/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Agora que já é praticamente final de ano, eu te pergunto: você tem observado a vida passar? Não apenas a sua, mas tudo que pulsa ao redor. Quem costuma olhar só para o próprio umbigo perde cenas engraçadas, emocionantes e até intrigantes (como um buquê lindo jogado no lixo). Cada pessoa desconhecida que passa por nós na rua traz junto de si um mundo à parte. Já quero adivinhar nome, profissão, signo, sabor preferido da pizza, que tipo de música ouve, o emoji que mais usa no WhatsApp.

Observar outros seres humanos em ação é quase um passatempo. Tá roendo a unha por quê? Sorriu falando no celular, com quem será? O que passa pela cabeça daquele ali olhando pro nada? Passeando com o cachorrinho pela primeira vez? Assobia de feliz ou por costume? Caminha rápido pra não se atrasar ou pra fugir dos problemas? Tudo passa, pode apostar. Vai na janela abrir o vidro? Respira o ar e a vida lá fora. Senta numa mesinha de rua, pede um café e observa o vai e vem do bairro. 

Leia outras colunas da Maga 

Vaso

Esses dias, enquanto eu esperava uma carona na frente do meu prédio, reparei em uma senhora que estacionou no outro lado da rua e saiu toda arrumada, com um vaso de flores. Parecia ser uma visita importante. Alguém convalescendo? Uma amiga de aniversário? A tal senhora passou por mim e seguiu decidida. Cinco minutos depois, voltou com o vaso. Entrou no carro e foi embora. Como assim?! Se arrumou à toa e não tinha ninguém em casa? Errou a data da visita? Acontece, e é constrangedor. 

Fiquei sem saber o final da história. Tudo passa, tomara que aquele vaso tenha chegado ao seu destino. Logo mais outra cena cotidiana chama a atenção. Caminhão de mudança estacionado de portas abertas: vai dizer que você não dá uma espiadinha nos móveis e imagina como são os moradores? Também tem as lojas que fecham e as novas que abrem no mesmo lugar. Passa na frente pra conhecer. Tudo que passa embaixo do nosso nariz pode ser percebido. E ganhar um significado. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias